Época em risco para Egan Bernal. Vencedor do Tour em 2019 teve acidente grave com autocarro

O colombiano Egan Bernal, vencedor da Tour de France 2019

Egan Bernal, vencedor da Volta à França em 2019, teve um acidente grave com um autocarro e está ligado a um ventilador. O colombiano tem a época em risco.

O ciclista Egan Bernal, da INEOS, está ligado a um ventilador e nos próximos dias receberá tratamento para a contusão pulmonar resultante do acidente grave que sofreu na segunda-feira.

“Nos próximos dias, irá ser tratado o risco de infeção e a contusão pulmonar que sofreu, para que o paciente possa ficar mais estável”, lê-se na nota divulgada pela unidade hospitalar onde está internado.

O colombiano colidiu com um autocarro enquanto treinava com outros colegas de equipa. Bernal sofreu uma fratura vertebral; fraturas no fémur e rótula direitos; trauma torácico; uma perfuração de pulmão; e partiu várias costelas na queda.

“A Clínica Universidade de la Sabana informa que neste momento Egan Bernal encontra-se na Unidade de Cuidados Intensivos. O paciente está a receber assistência ventilatória, hemodinâmica e inotrópica”, detalhou, em comunicado, a clínica situada nos arredores de Bogotá.

O ciclista chocou contra o autocarro quando este parou “bruscamente” para deixar sair um passageiro. Bernal, que circulava no mesmo sentido e na mesma via, não viu a manobra feita pelo veículo, chocando com a traseira.

Após terem sido publicadas fotografias de Bernal deitado no chão, a ser assistido, a INEOS indicou que o corredor estava “estável”.

“Os médicos conseguiram fixar a sua perna direita e estabilizar a fratura vertebral em duas cirurgias distintas durante a noite passada. Ele está agora nos cuidados intensivos, onde outras potenciais lesões secundárias estão a ser tratadas, assim como a resposta do seu corpo ao trauma”, informou a formação britânica.

O ciclista de 25 anos, que é um dos principais nomes do pelotão, foi submetido a duas operações durante a madrugada passada.

Desta forma, Bernal não só está fora do início de temporada, como também arrisca perder o seu meio e fim.

Citados pelo El Espectador, os médicos de desporto Jaime Andrés Roa, Édgar Muñoz, Miguel Alexánder Niño e Ómar Páez coincidem no diagnóstico: “A recuperação será lenta e complicada”.

Um pouco por todo o mundo do ciclismo, várias foram as personalidades que enviaram o seu apoio ao colombiano.

“O Tour deseja uma pronta recuperação a Egan Bernal na sequência do acidente que sofreu. Esperamos ver-te rapidamente em cima da bicicleta, Egan!”, pode ler-se nas redes sociais oficiais do Tour de France.

“Vamos Egan, esperamos ver-te em breve na estrada, campeão!”, escreveu, por sua vez, o Giro d’Italia. “Ânimo, campeão!”, lê-se numa publicação divulgada por Tadej Pogacar. Já o espanhol Alejandro Valverde enviou um “abraço forte”.

Remco Evenepoel, Chris Froome, Michal Kwiatkowski, Peter Sagan, Rigoberto Uran, Richard Carapaz e Nairo Quintana também divulgaram mensagens de apoio a Egan Bernal.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.