Novo fundo de capitalização de empresas com 650 milhões de euros disponível a partir de hoje18

Empresas terão que dar provas da sua saúde financeira para se poderem candidatar ao programa.

O Fundo de Capitalização e Resiliência, promovido pelo Banco Português de Fomento e financiado por empréstimos do Programa de Recuperação e Resiliência, é lançando hoje, com um montante global de 650 milhões de euros. De acordo com o jornal Público, o lançamento ocorre 17 meses depois da sua aprovação, em agosto de 2020.

Os primeiros programas terão como foco a recapitalização estratégica e o co-investimento através de capitais de risco. Com uma dotação inicialmente prevista de 300 milhões, o primeiro visa apoiar “empresas de interesse estratégico nacional”, através da “reposição  de capitais próprios até ao nível pré-pandemia“.

Ou seja, só as empresas com uma situação financeira saudável antes da pandemia se poderão candidatar. Há ainda outros critérios a considerar, como o peso das exportações na faturação e o investimento feito nos últimos anos.

No que respeita ao programa de capitalização em co-investimento com sociedades de capitais de risco, o objetivo é ajudar as empresas em diferentes fases de desenvolvimento, nomeadamente as startups ou as empresas mais antigas, com posicionamento no mercado. Ainda de acordo com a mesma fonte, o apoio será feito por investimento público e privado, em capital, empréstimos participativos ou outros instrumentos de quase-capital.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.