A sonda Tianwen-1 revelou novas selfies do Planeta Vermelho

A sonda chinesa Tianwen-1 enviou à Terra um presente de Ano Novo: novas imagens de Marte, captadas por uma pequena câmara que fotografou livremente o Planeta Vermelho.

Tiradas por uma pequena câmara libertada pelo orbitador da sonda, as novas imagens dão uma visão sem precedentes de uma nave espacial em órbita em torno de outro planeta.

A Tianwen-1 surge acima do pólo norte de Marte, com as suas antenas e matrizes solares em exposição. As fotografias dão-nos também um vislumbre da calota de gelo norte do Planeta Vermelho.

Segundo o Live Science, as quatro fotografias foram divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China (CNSA) e receberam muita atenção dos meios de comunicação social e de engenheiros de outras agências espaciais.

Além de serem espantosas e nos darem mais detalhes sobre Marte, as imagens têm também alguma utilidade prática, revelando o estado de Tianwen-1 após mais de um ano no Espaço profundo.

“O orbitador está, atualmente, em muito bom estado. Podemos vê-lo a orbitar Marte, assim como as asas do painel solar, a antena direcional e algumas das instalações da antena”, detalhou Sun Zezhou, designer do sistema.

A sonda Tianwen-1 tem orbitado o Planeta Vermelho desde fevereiro de 2021. Com o pouso do rover Zhurong na superfície marciana, em maio, a China tornou-se segundo país a realizar o feito com sucesso, depois dos Estados Unidos.

O rover passou, até agora, mais de 220 dias a trabalhar no planeta e fez mais de 1,4 quilómetros. Para os especialistas, o veículo “excedeu em muito” a esperança de vida, estimada em cerca de três meses.

O grande sucesso desta missão inspirou a China a preparar novas aventuras no Espaço. A Tianwen-2, voltada para a exploração e recolha de amostras de asteroides próximos da Terra, “está pronta para ir para a próxima etapa do desenvolvimento do protótipo”, revelou Zhang Rongqiao, responsável da primeira missão interplanetária.

Já a Tianwen-3, uma missão que também se encontra em desenvolvimento, foi pensada para a recolha de amostras de Marte.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.