China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China.

Ao pousar na planície Utopia, no hemisfério norte do planeta, a missão não tripulada Tianwen-1 cumpriu assim o segundo objetivo que levava da Terra quando foi lançada a 23 de Julho de 2020.

A primeira etapa da viagem tinha sido completada em fevereiro, recorda a Reuters, quando a Tianwen-1, composta por um orbitador, um módulo de pouso e um rover, entrou na órbita de Marte com sucesso.

O robô Zhurong está equipado com seis instrumentos científicos, incluindo uma câmara de topografia de alta resolução.

Tem como objetivo estudar o solo e a atmosfera de Marte, procurar por sinais antigos de vida, como água subsuperficial e gelo, e ainda recolher dados dos campos eletromagnéticos e gravitacionais do planeta. Está, por isso, equipado com câmaras, um radar e lasers que lhe permitirão estudar o seu ambiente e analisar a composição das rochas marcianas.

Segundo a imprensa chinesa, o robô que pousou na zona inexplorada Utopia Planitia torna-se assim no primeiro dispositivo não norte-americano a pousar com sucesso na superfície de Marte.

O mais perto que outro país tinha ficado de conseguir o feito foi a União Soviética, que no início dos anos 70 conseguiu que um módulo chegasse à superfície do planeta, deixando de funcionar alguns minutos depois. Contudo, os Estados Unidos já conseguiram este feito cinco vezes.

A Tianwen-1 foi uma das três missões que entraram na órbita de Marte em Fevereiro deste ano, juntamente com o robô norte-americano Perseverance, que pousou com sucesso na cratera Jezero a 18 de Fevereiro, e com a nave Hope, lançada pelos Emirados Árabes Unidos.

Esta última não foi desenvolvida para tentar uma aterragem, encontrando-se ainda em órbita a recolher dados sobre a meteorologia e atmosfera do planeta vermelho.

Esta foi a segunda vez que a China tentou chegar a Marte, recorda o Público.

A China tem neste mais três missões interplanetárias em curso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O video não é real.
    Não é da aterragem mas da simluação.
    Deviam de ter colocando uma câmera a filmar o processo.

  2. O vídeo é tão real como os vídeos da NASSA…
    Ainda bem que existem mais países interessados na exploração espacial…
    Foi pena que Rússia tenha abandonado o projecto na década de 70. As missões da NASSA teriam sido ligeiramente diferentes…

  3. Quadro triste da Europa e estados Unidos ,que em meros 20 anos ,Ficaram para tras ! deixa muito que pensar como temos sido Mal Governados nas ultimas decadas

RESPONDER

Alemanha. Funcionário de posto de combustível abatido a tiro por cliente que se recusou a usar máscara

Um homem de 49 anos matou um funcionário de um posto de combustível na Alemanha, após tentar comprar cerveja sem utilizar a máscara. No país, o uso deste equipamento de proteção é obrigatório para entrar …

Um violino gigante flutuou no Grande Canal de Veneza (ao som de Vivaldi)

No passado fim de semana, um violino gigante, com quase 12 metros de comprimento, desceu o Grande Canal de Veneza. A bordo estava um quarteto de cordas, que tocou Four Seasons de Vivaldi. O Noah's Violin …

Assembleia de credores aprova recuperação da Groundforce

Esta quarta-feira, os credores da Groundforce aprovaram a recuperação da empresa. Em causa está uma dívida de 154 milhões de euros. Os credores da Groundforce, reunidos esta quarta-feira em assembleia de credores, no tribunal de Monsanto, …

Europeus acreditam numa "guerra fria" entre os EUA e a China e Rússia

A maioria dos cidadãos da União Europeia (UE), 62%, considera que os Estados Unidos (EUA), com apoio das instituições comunitárias, estão numa nova "guerra fria" com a China, mas recusam envolvimento nacional, revelou um inquérito …

Desenho de Van Gogh esteve guardado mais de 100 anos. Agora, é exibido pela primeira vez

O Museu de Amesterdão, nos Países Baixos, ganhou um novo inquilino: Study for 'Worn Out', um desenho recém-descoberto de Vincent van Gogh. O holandês Vincent van Gogh ainda continua a impressionar o mundo inteiro com a …

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã

No Afeganistão, as professoras estão prontas para desafiar o regime talibã, com receio de que os avanços dos últimos 20 anos tenham sido conquistados em vão. A Vice falou com algumas professoras afegãs que garantem continuar …

Apenas um terço das crianças em 91 países tem acesso a uma alimentação adequada, alerta UNICEF

Apenas um terço das crianças com menos de dois anos em 91 países em desenvolvimento têm acesso aos alimentos que necessitam para um crescimento saudável, revelou um relatório da UNICEF, apontando que nenhum progresso foi …

Preços das casas voltaram a aumentar no segundo trimestre

Entre abril e junho, o índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu 6,6% em termos homólogos. A revelação foi feita esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O Índice de Preços da Habitação (IPHab) cresceu …

China anuncia fim de novas centrais a carvão no estrangeiro

Segundo os especialistas, o impacto da medida deverá depender da forma como será implementada, podendo ter um grande impacto na luta contra as alterações climáticas. Num anúncio bem recebido por ativistas e organizações ambientes, a China …

Roménia vai distribuir €200 mil a quem tiver vacinação completa contra a covid-19

A Roménia anunciou uma "lotaria de vacinação" que distribuirá prémios de até 200.000 euros entre aqueles que tiverem a vacinação completa, na tentativa de elevar a taxa de imunização, a segunda mais baixa da União …