China pousa pela primeira vez uma nave em Marte

A China anunciou este sábado que pousou com sucesso a sua primeira nave espacial na superfície de Marte, avançou a agência estatal Xinhua citando a Administração Espacial Nacional da China.

Ao pousar na planície Utopia, no hemisfério norte do planeta, a missão não tripulada Tianwen-1 cumpriu assim o segundo objetivo que levava da Terra quando foi lançada a 23 de Julho de 2020.

A primeira etapa da viagem tinha sido completada em fevereiro, recorda a Reuters, quando a Tianwen-1, composta por um orbitador, um módulo de pouso e um rover, entrou na órbita de Marte com sucesso.

O robô Zhurong está equipado com seis instrumentos científicos, incluindo uma câmara de topografia de alta resolução.

Tem como objetivo estudar o solo e a atmosfera de Marte, procurar por sinais antigos de vida, como água subsuperficial e gelo, e ainda recolher dados dos campos eletromagnéticos e gravitacionais do planeta. Está, por isso, equipado com câmaras, um radar e lasers que lhe permitirão estudar o seu ambiente e analisar a composição das rochas marcianas.



Segundo a imprensa chinesa, o robô que pousou na zona inexplorada Utopia Planitia torna-se assim no primeiro dispositivo não norte-americano a pousar com sucesso na superfície de Marte.

O mais perto que outro país tinha ficado de conseguir o feito foi a União Soviética, que no início dos anos 70 conseguiu que um módulo chegasse à superfície do planeta, deixando de funcionar alguns minutos depois. Contudo, os Estados Unidos já conseguiram este feito cinco vezes.

A Tianwen-1 foi uma das três missões que entraram na órbita de Marte em Fevereiro deste ano, juntamente com o robô norte-americano Perseverance, que pousou com sucesso na cratera Jezero a 18 de Fevereiro, e com a nave Hope, lançada pelos Emirados Árabes Unidos.

Esta última não foi desenvolvida para tentar uma aterragem, encontrando-se ainda em órbita a recolher dados sobre a meteorologia e atmosfera do planeta vermelho.

Esta foi a segunda vez que a China tentou chegar a Marte, recorda o Público.

A China tem neste mais três missões interplanetárias em curso.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O video não é real.
    Não é da aterragem mas da simluação.
    Deviam de ter colocando uma câmera a filmar o processo.

  2. O vídeo é tão real como os vídeos da NASSA…
    Ainda bem que existem mais países interessados na exploração espacial…
    Foi pena que Rússia tenha abandonado o projecto na década de 70. As missões da NASSA teriam sido ligeiramente diferentes…

  3. Quadro triste da Europa e estados Unidos ,que em meros 20 anos ,Ficaram para tras ! deixa muito que pensar como temos sido Mal Governados nas ultimas decadas

RESPONDER

Nave espacial chinesa com três astronautas acopla na nova estação espacial

A nave espacial chinesa que partiu ao início do dia de hoje com uma tripulação de três pessoas já acoplou na nova estação espacial da China, para uma missão de três meses, noticia a imprensa …

Vagas só vão aumentar nos cursos com notas mais altas

Para já, apenas os cursos procurados pelos alunos com médias mais elevadas vão poder aumentar o número de vagas disponíveis no concurso nacional de acesso deste ano. De acordo com o jornal Público, o Governo afastou, …

Novo Banco. "O que a Caixa deseja é que este processo acabe"

O presidente executivo da Caixa Geral de Depósitos (CGD) disse, esta quarta-feira, no Parlamento, que o desejo do banco público é que o processo relativo ao financiamento ao Novo Banco acabe. "O que, pessoalmente, a Caixa …

Boris Johnson diz que ministro da Saúde “não tem salvação possível” em mensagens reveladas por ex-assessor

Boris Johnson terá enviado mensagens escritas a um dos seus principais assessores, Dominic Cummings, onde descrevia o ministro da saúde como “sem porra de salvação possível”. Esta quarta-feira, as fotografias das mensagens trocadas entre Johnson e …

Portugal tem o dobro dos casos de covid-19 que existiam há um ano

O número de casos de covid-19 ativos em Portugal neste momento é mais do dobro do que há um ano atrás. A média diária de novos casos é quase o triplo. Apesar de 42% da população …

Sporting prestes a garantir contratação de Daniel Wass, antigo lateral do Benfica

O Sporting está muito perto de garantir a contratação de Daniel Wass ao Valência. O dinamarquês já passou pelo Benfica e pode custar agora 2 milhões de euros. Depois de as negociações com o Sporting de …

Portugal com testes negativos à covid-19 antes do jogo com a Alemanha

Os jogadores, equipa técnica e restantes membros da seleção tiveram resultados negativos nos testes à covid-19, realizados três dias antes do jogo com a Alemanha, revelou, esta quinta-feira, fonte oficial da Federação Portuguesa de Futebol …

Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão, ainda há casas por reconstruir

Esta quinta-feira, assinalam-se quatro anos do grande incêndio de Pedrógão Grande, no distrito de Leiria, que provocou a morte a 66 pessoas. Quatro anos depois do incêndio de Pedrógão Grande, que deflagrou ao início da tarde …

Chegou em maio, saiu em junho: a passagem de Gattuso pela Fiorentina

Gennaro Gattuso chegou ao clube italiano no final de maio mas, a meio de junho, já deixou a Fiorentina. Sérgio Oliveira já não deve seguir para Florença. Gennaro Gattuso foi apresentado como treinador da Fiorentina há …

Venda de barragens. Governo terá permitido à EDP vender direito não previsto nos contratos

O Governo permitiu à EDP vender um direito das barragens no Douro à Engie que não era permitido no seu contrato de concessão. A conclusão é do Bloco de Esquerda após analisar a documentação sobre o …