O calendário escolar adaptado à semana de “contenção” já foi publicado em Diário da República. A pausa letiva entre o 1.º e o 2.º períodos acontece entre 20 de dezembro e 7 de janeiro.
As alterações ao calendário escolar, devido à à semana de “contenção” da pandemia, já foram publicadas em Diário da República.
O novo mapa sugere que o 2.º período arranca a 10 de janeiro, em vez de 3 de janeiro. Este adiamento aplica-se a todos os níveis de ensino, público e privado, incluindo creches e ATL.
Haverá apenas um dia de férias no Carnaval. A pausa ia de 28 de fevereiro a 2 de março, mas passa para 1 de março.
Já quanto às férias da Páscoa, a interrupção será apenas de uma semana, entre 11 e 18 de abril .
O 3.º período não altera: começa a 19 de abril e termina entre 7 e 30 de junho, dependendo do ano de ensino.
Esta alteração faz parte de “um conjunto de medidas para fazer face, de forma eficaz e pronta, à evolução da situação epidemiológica decorrente da pandemia da doença covid-19”, nota o documento.
“Sendo reconhecido que o regime presencial é aquele que melhor responde à realização das aprendizagens por todos os alunos e considerando que, por via de uma alteração do calendário escolar, é ainda possível acomodar a suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais, […], opta-se por adequar os 2.º e 3.º períodos letivos à referida suspensão”, lê-se.