Esta quarta-feira, 8 de outubro, os habitantes da Terra vão poder observar um fenómeno astronómico raro, a chamada “Lua Vermelha”, que se produz quando o eclipse lunar total coincide com o sol nascente ou poente.
Durante este fenómeno astronómico, a Lua entra na sombra da Terra, saindo depois desta “tingida” de diferentes tons de vermelho, porque continua a ser iluminada mesmo durante o eclipse total.
Esta “Lua Vermelha” poderá ser contemplada pelos habitantes da Austrália, do Sudoeste da Ásia e das zonas litorais do Pacífico. Na Rússia, o eclipse lunar total poderá ser visto no Extremo Oriente.
Os habitantes da Terra podem observar eclipses lunares totais graças à atmosfera do planeta, na qual as imagens da Lua e do Sol, distorcidas pela refracção atmosférica, “sobem” sobre o horizonte.
Este fenómeno permite que o Sol possa ser visto durante alguns minutos antes nascer – e a Lua, alguns minutos depois de se pôr.
Quatro Luas Vermelhas em 18 meses – em feriados religiosos
De acordo com a NASA, há cerca de dois eclipses lunares por ano. Mas entre Abril de 2014 e Setembro de 2015, num período de 18 meses, há quatro eclipses em que a Lua fica vermelha, todas eles durante feriados judaicos.
O primeiro destes eclipses ocorreu a 15 de Abril. Os dois últimos terão lugar a 4 de Abril e 28 de Setembro do próximo ano. Os eclipses de Abril acontecem durante a Páscoa e os outros coincidem com a Festa Judaica dos Tabernáculos.
Esta coincidência das Luas Vermelhas com feriados religiosos deu azo a especulações diversas e reacendeu o debate acerca do fim do Mundo, que afinal não ocorreu a 21 de Dezembro de 2012.
Uma série de livros foram já publicados em torno do fenómeno, com os autores a citarem uma passagem da Bíblia que se refere à Lua a transformar-se em sangue: “O sol converter-se-á em trevas, e a lua em sangue, antes do grande e terrível dia do Senhor“, Joel 2:31.
Segundo John Hagee, um pastor do Texas que escreveu o sucesso “Quatro Luas de Sangue: Alguma Coisa Vai Mudar“, algo se vai passar com o povo de Israel durante estes fenómenos.
Hagee escreve que, de cada vez que acontece uma tétrade – o ciclo de quatro Luas Vermelhas em 2 anos – acontece algo marcante a Israel e ao mundo.
No intervalo de 300 anos entre 1600 e 1900, não houve quaisquer tétrades.
Em 1492, os Judeus foram expulsos de Espanha e Cristóvão Colombo descobriu a América, dando aos Judeus um lugar para onde fugir; em 1948, nasceu o novo estado de Israel e, em 1967, Israel ganhou a guerra dos Seis Dias e reconquistou Jerusalém.
De acordo com Hagee, esta é a altura em que nos devemos começar a preparar (outra vez) para o fim do mundo como o conhecemos.
AJB / CG, ZAP