Segunda das quatro Luas Vermelhas é hoje

Chris Lemanz / Flickr

-

Esta quarta-feira, 8 de outubro, os habitantes da Terra vão poder observar um fenómeno astronómico raro, a chamada “Lua Vermelha”, que se produz quando o eclipse lunar total coincide com o sol nascente ou poente.

Durante este fenómeno astronómico, a Lua entra na sombra da Terra, saindo depois desta “tingida” de diferentes tons de vermelho, porque continua a ser iluminada mesmo durante o eclipse total.

Esta “Lua Vermelha” poderá ser contemplada pelos habitantes da Austrália, do Sudoeste da Ásia e das zonas litorais do Pacífico. Na Rússia, o eclipse lunar total poderá ser visto no Extremo Oriente.

Os habitantes da Terra podem observar eclipses lunares totais graças à atmosfera do planeta, na qual as imagens da Lua e do Sol, distorcidas pela refracção atmosférica, “sobem” sobre o horizonte.

Este fenómeno permite que o Sol possa ser visto durante alguns minutos antes nascer – e a Lua, alguns minutos depois de se pôr.

Quatro Luas Vermelhas em 18 meses – em feriados religiosos

De acordo com a NASA, há cerca de dois eclipses lunares por ano. Mas entre Abril de 2014 e Setembro de 2015, num período de 18 meses, há quatro eclipses em que a Lua fica vermelha, todas eles durante feriados judaicos.

O primeiro destes eclipses ocorreu a 15 de Abril. Os dois últimos terão lugar a 4 de Abril e 28 de Setembro do próximo ano. Os eclipses de Abril acontecem durante a Páscoa e os outros coincidem com a Festa Judaica dos Tabernáculos.

Esta coincidência das Luas Vermelhas com feriados religiosos deu azo a especulações diversas e reacendeu o debate acerca do fim do Mundo, que afinal não ocorreu a 21 de Dezembro de 2012.

Uma série de livros foram já publicados em torno do fenómeno, com os autores a citarem uma passagem da Bíblia que se refere à Lua a transformar-se em sangue: “O sol converter-se-á em trevas, e a lua em sangue, antes do grande e terrível dia do Senhor“, Joel 2:31.

Segundo John Hagee, um pastor do Texas que escreveu o sucesso “Quatro Luas de Sangue: Alguma Coisa Vai Mudar“, algo se vai passar com o povo de Israel durante estes fenómenos.

Hagee escreve que, de cada vez que acontece uma tétrade – o ciclo de quatro Luas Vermelhas em 2 anos – acontece algo marcante a Israel e ao mundo.

No intervalo de 300 anos entre 1600 e 1900, não houve quaisquer tétrades.

Em 1492, os Judeus foram expulsos de Espanha e Cristóvão Colombo descobriu a América, dando aos Judeus um lugar para onde fugir; em 1948, nasceu o novo estado de Israel e, em 1967, Israel ganhou a guerra dos Seis Dias e reconquistou Jerusalém.

De acordo com Hagee, esta é a altura em que nos devemos  começar a preparar (outra vez) para o fim do mundo como o conhecemos.

AJB / CG, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …