O Governo quer que mais de metade das freguesias de Portugal continental tenham Espaços Cidadão até 2030.
Em declarações ao jornal Público, a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, explicou que “a ideia é que pelo menos metade das freguesias do país, no final do PT 2030, tenham estes espaços do cidadão”. Para isso, o Governo vai reservar 20 milhões de euros do Portugal 2030.
De acordo com informações do Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública (MMEAP), há atualmente 782 Espaços Cidadão em funcionamento, dos quais quatro em consulados, abrangendo 213 dos 278 municípios de Portugal continental, e repartidos por 171 freguesias.
Até ao final do ano, adianta o MMEAP ao diário, está prevista a abertura de 16 novos Espaços Cidadão. Contudo, dado que o território continental contém 2882 freguesias, o plano passa por, até 2030, ter pelo menos 1441 freguesias com este serviço.
O Espaço Cidadão consiste numa espécie de mini Loja do Cidadão que integra um conjunto de serviços de várias entidades num único balcão de atendimento.
Além disso, escreve o Público, o Executivo quer, por exemplo, instalar postos CTT e o serviço Saúde 24 nos Espaços Cidadão em freguesias que não disponham destes serviços.