Rússia está a ser acusada de ter usado espiões no Reino Unido para copiar o projeto da vacina Oxford/AstraZeneca e criar a sua própria vacina, a Sputnik V.
O The Sun escreve que a Rússia está a ser acusada de ter usado espiões no Reino Unido para copiar o projeto da vacina britânica Oxford/AstraZeneca e criar a sua própria vacina, a Sputnik V. Os serviços de segurança dizem ter provas de que um dos espiões de Vladimir Putin roubou dados cruciais sobre o fármaco.
A vacina russa utiliza uma tecnologia semelhante à da vacina concebida em Oxford e os serviços de segurança britânicos dizer ter agora a certeza de que a vacina foi copiada.
Um espião terá sido enviado para o Reino Unido e terá conseguido roubar um projeto “ultra-secreto” da farmacêutica britânica. Não se sabe, no entanto, se foram furtados documentos do laboratório ou uma amostra do medicamento para análise.
No ano passado, o falecido ministro da segurança James Brokenshire disse que o Reino Unido tinha “mais de 95% de certeza” de que os hackers patrocinados pelo Estado russo tinham visado o Reino Unido, os Estados Unidos e o Canadá em ataques a empresas farmacêuticas.
Na segunda-feira, o ministro do Interior, Damian Hinds, recusou-se a confirmar os últimos relatórios, mas admitiu que os ataques cibernéticos se estavam a tornar mais sofisticados. “Vivemos num mundo onde há atividade estatal que procura envolver-se em espionagem industrial e espionagem económica”, disse, em declarações à LBC.
“Não vou comentar o caso específico que mencionou porque isso não seria correto, mas é justo dizer que enfrentamos ameaças deste tipo que são diferentes, que são mais sofisticadas, que são mais extensas do que alguma vez foram”, acrescentou.
Ambas as vacinas – Oxford/AstraZeneca e Sputnik V – são de vetor viral, o que significa que é usado um outro tipo de vírus modificado para introduzir parte do material genético do novo coronavírus no organismo e induzir a resposta do sistema imunitário. As duas vacinas foram elaboradas para a toma de duas doses.
São muitos os que usam espionagem. Porquê cientistas de outros Países quererem trabalhar na América?
Tendo em conta que a Sputnik V é muito melhor e tem menos efeitos secundários do que a vacina da AstroZeneca, a acusação de cópia parece pouco credível. Tão pouco credível como o veículo da “notícia”, um pasquim inglês do pior…
Espiões russos, deve ser treta!