Rússia acusada de usar espiões para roubar fórmula da AstraZeneca (e criar a sua Sputnik V)

Georgi Licovski / EPA

Rússia está a ser acusada de ter usado espiões no Reino Unido para copiar o projeto da vacina Oxford/AstraZeneca e criar a sua própria vacina, a Sputnik V.

O The Sun escreve que a Rússia está a ser acusada de ter usado espiões no Reino Unido para copiar o projeto da vacina britânica Oxford/AstraZeneca e criar a sua própria vacina, a Sputnik V. Os serviços de segurança dizem ter provas de que um dos espiões de Vladimir Putin roubou dados cruciais sobre o fármaco.

A vacina russa utiliza uma tecnologia semelhante à da vacina concebida em Oxford e os serviços de segurança britânicos dizer ter agora a certeza de que a vacina foi copiada.



Um espião terá sido enviado para o Reino Unido e terá conseguido roubar um projeto “ultra-secreto” da farmacêutica britânica. Não se sabe, no entanto, se foram furtados documentos do laboratório ou uma amostra do medicamento para análise.

No ano passado, o falecido ministro da segurança James Brokenshire disse que o Reino Unido tinha “mais de 95% de certeza” de que os hackers patrocinados pelo Estado russo tinham visado o Reino Unido, os Estados Unidos e o Canadá em ataques a empresas farmacêuticas.

Na segunda-feira, o ministro do Interior, Damian Hinds, recusou-se a confirmar os últimos relatórios, mas admitiu que os ataques cibernéticos se estavam a tornar mais sofisticados. “Vivemos num mundo onde há atividade estatal que procura envolver-se em espionagem industrial e espionagem económica”, disse, em declarações à LBC.

Não vou comentar o caso específico que mencionou porque isso não seria correto, mas é justo dizer que enfrentamos ameaças deste tipo que são diferentes, que são mais sofisticadas, que são mais extensas do que alguma vez foram”, acrescentou.

Ambas as vacinas – Oxford/AstraZeneca e Sputnik V – são de vetor viral, o que significa que é usado um outro tipo de vírus modificado para introduzir parte do material genético do novo coronavírus no organismo e induzir a resposta do sistema imunitário. As duas vacinas foram elaboradas para a toma de duas doses.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Tendo em conta que a Sputnik V é muito melhor e tem menos efeitos secundários do que a vacina da AstroZeneca, a acusação de cópia parece pouco credível. Tão pouco credível como o veículo da “notícia”, um pasquim inglês do pior…

RESPONDER

Ian Brackenbury Channell, o "feiticeiro de Christchurch"

Duas décadas depois, uma cidade neozelandesa decidiu despedir o seu feiticeiro

Vinte e três anos depois, a autarquia de Christchurch, na Nova Zelândia, decidiu despedir Ian Brackenbury Channell, o famoso feiticeiro da cidade. Desde 1998 que Ian Brackenbury Channell era o "feiticeiro de Christchurch", sendo responsável por …

Um dos microscópios de Darwin vai a leilão. Esteve nas mãos da sua família durante quase 200 anos

Um microscópio que Charles Darwin ofereceu ao filho Leonard - e que esteve nas mãos da sua família ao longo de quase 200 anos - vai ser leiloado em dezembro e poderá valer cerca de …

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …