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Empresa quer turismo espacial “low cost”: vai cobrar 50 mil dólares por bilhete

World View Enterprises

Cápsula da World View Enterprises

Uma empresa norte-americana quer levar turistas à estratosfera numa cápsula por apenas 50 mil dólares. O objetivo é oferecer a experiência ao máximo de pessoas possível.

A World View Enterprises, uma empresa sediada no Arizona, Estados Unidos, quer cortar os custos do turismo espacial, enviando pessoas à estratosfera numa cápsula levantada por um enorme balão de ar quente. A viagem custará 50 mil dólares — cerca de 43 mil euros.

Embora o turismo espacial seja demasiado para o bico da maioria de nós, os custos deste tipo de experiências únicas têm baixado significativamente.

Há um mês, a missão Inspiration 4, da SpaceX, foi a primeira operação totalmente civil a ir ao Espaço. Esta semana, uma atriz e um realizador de cinema russos partiram para a Estação Espacial Internacional. A missão: fazer o primeiro filme do mundo em órbita.

Da mesma forma que a World View Enterprises, outras empresas já realizaram testes preliminares com o objetivo de, eventualmente, enviar humanos numa viagem para a estratosfera. Segundo o Interesting Engineering, os preços oferecidos pela Space Perspective e Zero 2 Infinity rondam os 100 mil dólares.

Num comunicado recentemente divulgado, a World View Enterprises compromete-se a oferecer uma viagem até à estratosfera por metade desse preço.

O objetivo da empresa norte-americana é permitir que os civis vejam o chamado “overview effect”. O termo foi criado por Frank White, em 1987, e descreve que “qualquer pessoa a viver no espaço vai ter sempre uma visão geral” e “vai ver coisas que nós sabemos, mas que não vivemos, que é a Terra como um sistema”.

“A missão da World View é trazer o máximo de pessoas possível para a borda do espaço para que, a cerca de 30 km (100.000 pés), eles vejam um mundo sem fronteiras ou espécies e voltem motivados para tornar o mundo um lugar melhor. A empresa acredita que, ao atingir uma massa crítica de pessoas que sintam o que foi rotulado de ‘overview effect’, a humanidade será capaz de melhorar significativamente o futuro da nossa frágil Terra”, escreve a empresa em comunicado.

Embora o balão da World View não chegue tecnicamente ao Espaço, alcançará altitudes que permitirão aos passageiros ver a curvatura da Terra e a escuridão do Espaço.

Enquanto a Virgin Galactic e a Blue Origin apenas oferecem cerca de meia hora no Espaço, as viagens da World View vão durar entre seis e 12 horas. A empresa diz que os seus primeiros voos comerciais devem acontecer no início de 2024.

Daniel Costa, ZAP //

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