/

“Cruzeiro espacial” da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social.

Passo a passo, Elon Musk parece estar a conseguir concretizar o seu objetivo de colonizar Marte. Para já, a SpaceX, empresa de naves espaciais, foi protagonista de mais um momento histórico ao lançar a primeira missão espacial tripulada exclusivamente por civis, quatro indivíduos se quisermos ser mais concretos. O lançamento aconteceu na Complexo de Lançamentos 39A da NASA na Florida, às 01h02 de Portugal Continental.

Segundo relata o Observador, a missão demorou oito minutos e 45 segundos a atingir a órbita. Entretanto, o primeiro estágio do foguetão já regressou a Terra, tendo aterrado com sucesso na plataforma “Just Read The Instructions” da SpaceX, situada na costa do estado da Florida, ao passo que o segundo estágio está atualmente a regressar.

Um dos objetivo da missão Inspiration 4 é alcançar 575 quilómetros acima nível médio da água do mar, acima da Estação Espacial Internacional (420 quilómetros) e do Telescópio Espacial Hubble (540 quilómetros) — a missão de reparação do Telescópio Hubble, em 2009, foi a última vez em que um voo espacial deste género atingiu altitudes semelhantes.

Será precisamente a 575 quilómetros que os quatro astronautas amadores ficarão oito horas e 45 minutos após o lançamento e durante três dias. Entrarão na órbita da Terra a cada 90 minutos.

Devido à altitude atingida, este voo apresenta mais dificuldades técnicas do que os passeios espaciais de Richard Branson ou Jeff Bezos, os quais se ficaram pela fronteira da atmosfera terrestre com o espaço, tendo regressado à Terra poucos minutos depois. A SpaceX, por sua vez, propõe que se atinjam altitudes muito mais elevadas em missões que implicam a sobrevivência de três civis com treino básico de astronautas efetuado durante três dias numa pequena cápsula.

Entre os tripulantes da Inspiration 4 estão Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor. Cada um dos integrantes tem uma tarefa definida na missão. Isaacman é o líder, Arceneaux representa a esperança, Sembroski a generosidade e Proctor a prosperidade.

Durante a estada do grupo no espaço o grupo irá realizar experiências científicas realizadas em gravidade zero a bordo da cápsula Crew Dragon, com o nome Resilience, apesar de o objetivo principal da missão ser sensibilizar a população mundial para a investigação na área da oncologia pediátrica e angariar mais de 100 milhões de dólares para serem aplicados na investigação de tratamentos contra o cancro no St. Jude Children’s Hospital — através de doações diretas ou de leilões de objetos que viajarão com os astronautas nos próximos três dias.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.