“Cruzeiro espacial” da SpaceX com quatro civis já está em órbita

Voo espacial terá a duração de três dias e cada um do seus tripulantes (quatro civis) terá uma tarefa na missão. Ainda assim, viagem tem um objetivo nobre e social.

Passo a passo, Elon Musk parece estar a conseguir concretizar o seu objetivo de colonizar Marte. Para já, a SpaceX, empresa de naves espaciais, foi protagonista de mais um momento histórico ao lançar a primeira missão espacial tripulada exclusivamente por civis, quatro indivíduos se quisermos ser mais concretos. O lançamento aconteceu na Complexo de Lançamentos 39A da NASA na Florida, às 01h02 de Portugal Continental.

Segundo relata o Observador, a missão demorou oito minutos e 45 segundos a atingir a órbita. Entretanto, o primeiro estágio do foguetão já regressou a Terra, tendo aterrado com sucesso na plataforma “Just Read The Instructions” da SpaceX, situada na costa do estado da Florida, ao passo que o segundo estágio está atualmente a regressar.

Um dos objetivo da missão Inspiration 4 é alcançar 575 quilómetros acima nível médio da água do mar, acima da Estação Espacial Internacional (420 quilómetros) e do Telescópio Espacial Hubble (540 quilómetros) — a missão de reparação do Telescópio Hubble, em 2009, foi a última vez em que um voo espacial deste género atingiu altitudes semelhantes.

Será precisamente a 575 quilómetros que os quatro astronautas amadores ficarão oito horas e 45 minutos após o lançamento e durante três dias. Entrarão na órbita da Terra a cada 90 minutos.

Devido à altitude atingida, este voo apresenta mais dificuldades técnicas do que os passeios espaciais de Richard Branson ou Jeff Bezos, os quais se ficaram pela fronteira da atmosfera terrestre com o espaço, tendo regressado à Terra poucos minutos depois. A SpaceX, por sua vez, propõe que se atinjam altitudes muito mais elevadas em missões que implicam a sobrevivência de três civis com treino básico de astronautas efetuado durante três dias numa pequena cápsula.

Entre os tripulantes da Inspiration 4 estão Jared Isaacman, Hayley Arceneaux, Chris Sembroski e Sian Proctor. Cada um dos integrantes tem uma tarefa definida na missão. Isaacman é o líder, Arceneaux representa a esperança, Sembroski a generosidade e Proctor a prosperidade.

Durante a estada do grupo no espaço o grupo irá realizar experiências científicas realizadas em gravidade zero a bordo da cápsula Crew Dragon, com o nome Resilience, apesar de o objetivo principal da missão ser sensibilizar a população mundial para a investigação na área da oncologia pediátrica e angariar mais de 100 milhões de dólares para serem aplicados na investigação de tratamentos contra o cancro no St. Jude Children’s Hospital — através de doações diretas ou de leilões de objetos que viajarão com os astronautas nos próximos três dias.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois caranguejos à beira-mar

Os caranguejos são "hipnotizados" pelos campos eletromagnéticos dos cabos submarinos

Um novo estudo mostrou que os cabos submarinos podem estar a ter um "efeito hipnotizante" nos caranguejos castanhos. Mais preocupante: o campo eletromagnético produzido pelos cabos pode causar alterações celulares nos caranguejos comestíveis, tornando-os mais …

Método usa "capa de invisibilidade sonora" para fazer desaparecer objetos

Uma equipa de investigadores do Instituto de Geofísica de Zurique, na Suíça, desenvolveu um método que usa a acústica para ocultar objetos.  Quando ouvimos música, não ouvimos apenas as notas produzidas pelos instrumentos: estamos também imersos …

O planeta Vénus

Vénus já teve oceanos? De maneira nenhuma, dizem astrofísicos

Vénus já teve oceanos? Não, segundo o novo estudo de uma equipa de astrofísicos da Universidade de Genebra e da NCCR PlanetS, na Suíça. Nos últimos anos, vários estudos têm sugerido que Vénus pode já ter …

Cientistas estão a plantar mesas de xadrez de corais para restaurar recifes - e contam com a ajuda de garrafas de Coca-Cola

Nas últimas três décadas, os recifes de coral têm sofrido uma grande tensão e consequente destruição, devido ao impacto das alterações climáticas. Agora, os cientistas querem minimizar os danos e já encontraram uma solução. O objetivo …

Belenenses 0-4 Sporting | Melhor o resultado que a lesão

O Sporting, da I Liga, venceu hoje o Belenenses, do Campeonato de Portugal, por 4-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, garantindo o apuramento para a próxima fase da competição. No …

Sintrense 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto, da I Liga, venceu hoje o Sintrense, do Campeonato de Portugal, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue em frente na competição. A jogar em …

Nova tecnologia usa calor dos estacionamentos subterrâneos para aquecer apartamentos

A startup Enerdrape, que funciona dentro da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, desenvolveu uma tecnologia que aproveita o calor emanado pelo solo no aquecimento de apartamentos. Quase 60% do aquecimento utilizado nos edifícios residenciais …

Pela primeira vez, um drone transportou os pulmões de um dador em segurança. Voo demorou seis minutos

Pela primeira vez na história da medicina, um drone aéreo transportou os pulmões de um dador com rapidez e segurança entre dois hospitais. O voo, que durou apenas seis minutos, ocorreu no passado dia 25 de …

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …