A cratera Nobile foi definida como local de aterragem do VIPER, que, em 2023, deve explorar áreas sombreadas para procurar água e outros recursos.
A NASA planeia enviar o Veículo de Exploração Polar para Investigação Volátil (VIPER) ao polo sul da Lua já no próximo ano, numa missão de 100 dias para explorar recursos que possam facilitar a ida de seres humanos a uma das regiões mais frias do nosso Sistema Solar nessa mesma década.
O rover movido a energia solar terá de se manter afastado de períodos prolongados de escuridão. Por esse motivo, noticia o Interesting Engineering, o local da missão escolhido será perto da borda ocidental da cratera Nobile.
Com cerca de 430 kg, o rover será lançado a bordo de um foguete Falcon Heavy da SpaceX e equipado com três espectrómetros e um berbequim. O VIPER vai recolher amostras de três tipos de ambientes lunares enquanto combate as flutuações de temperatura, à medida que se move da sombra para a luz na superfície lunar.
A equipa da NASA responsável pela missão quer analisar as características do gelo e outros recursos utilizando sensores e os instrumentos do rover. A análise de amostras de uma variedade de profundidades e temperaturas ajudará os cientistas a prever onde poderá haver gelo na Lua e mapear recursos.
Além de o objetivo passar por compreender melhor a distribuição de recursos na Lua, os cientistas querem também documentar as futuras missões tripuladas à superfície lunar.
🌒 News: Our robotic VIPER rover will land near the western edge of the Nobile Crater at the Moon’s South Pole. The site has never been explored from the lunar surface. There, it will search for water & resources to support #Artemis missions: https://t.co/fyDAhxKe6k pic.twitter.com/pKNqHWOKkW
— NASA (@NASA) September 20, 2021
A cratera Nobile cobre uma superfície aproximada de 93 quilómetros quadrados, sendo que o VIPER deverá percorrer 16 a 24 km durante a sua missão.
“local de aterrissagem”?!
Em Português será “local de aterragem”!
Nem mais
Caro leitor,
Obrigado pelo reparo, está corrigido.
Obrigado.
O Viper (Dodge) é uma grande máquina, já os Rover, na verdade não vão a lado nenhum, passam o tempo avariados 😉