/

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

1

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta.

Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada apenas pela nossa constituição genética, até porque, por norma, pais altos têm filhos altos, escreve o portal Science Alert.

Mas será que a altura pode ser influenciada por fatores ambientais, como a dieta? De acordo com quatro especialistas em genética, genómica e biologia celular, sim.

“Há muitas evidências de que a altura aumenta com o tempo, quando os países se industrializam e/ou ficam mais ricos. Essa mudança deve ser ambiental porque os fatores genéticos não mudam em curtos períodos de tempo (por exemplo, décadas)”, disse Peter Visscher, especialista em genética da Universidade de Queensland, na Austrália.

“Os fatores ambientais específicos mais prováveis são a abundância de alimentos e os melhores cuidados de saúde”, acrescentou.

E a verdade é que vários estudos já destacaram a forma como a dieta afeta a altura. Saverio Alberti, especialista em genética da Universidade de Messina, em Itália, explica que isso se verificou na “altura dos recém-nascidos durante o ano de 1944”, em que houve fome na Holanda.

As crianças que nasceram e cresceram durante essa época eram cerca de 4 centímetros mais baixas do que a altura média na Holanda.

Qual é o papel da genética?

É geralmente aceite que cerca de 80 por cento da altura é influenciada pela genética. Enquanto o ADN determina a potencial altura máxima, os fatores ambientais determinam se se atinge esse máximo, ou não.

Por este motivo, em países onde a desnutrição é prevalecente em crianças, é difícil prever a altura que uma pessoa irá atingir através da genética. Por outro lado, em países com nutrição adequada, é possível prevê-la com aproximação de três centímetros, recorrendo apenas aos genes.

Além disso, é provável que haja uma altura fisiológica máxima que podemos alcançar, acima da qual o nosso coração não seria capaz de bombear sangue eficazmente para o corpo todo.

Pensa-se que esse limite seja à volta dos 2,70 metros, que é a altura da pessoa mais alta de todos os tempos, Robert Wadlow.

A altura média global aumentou de forma constante ao longo de centenas de anos, mas estabilizou há cerca de 30 anos.

“É razoável supor que haja um limite superior para a altura média, em que os fatores nutricionais e de saúde são ideais. Mas também foi levantada a hipótese de que as mudanças recentes no estilo de vida podem estar a impedir novas mudanças na altura média dos humanos”, disse Eirini Marouli, especialista em genética e estatística da Queen Mary University, em Londres.

“Assim, fatores adicionais que influenciam a altura podem incluir alterações na saúde, nutrição e status socioeconómico. A altura [máxima] pode ter atingido seu limite? Só o tempo pode realmente dizer”, continuou.

O homem mais alto do mundo é Sultan Kosen, de 35 anos, que mede 2,51 metros. Jyoti Amge, de 24 anos, mede apenas 62,8 centímetros e é considerada a pessoa mais baixa. Ambos estão no Livro de Recordes do Guinness.

ZAP //

1 Comment

  1. Não, também depende dos promotores de crescimento que muitos criadores usam, apesar de ilegais, e que foram usados legalmente durante décadas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.