Um caso suspeito de ébola foi descoberto na capital da Suécia, Estocolmo, revelou este domingo uma fonte oficial, citada pela agência de notícias France Press.
“Até agora é apenas um caso suspeito”, acrescentou a fonte, sem dar mais detalhes.
A pessoa suspeita de ter contraído o vírus ficou doente depois de ter estado numa zona com casos de Ébola e está agora em isolamento, adianta o jornal sueco Svenska Dagbladet.
Aake Oertsqvist, especialista em controlo de infecções e responsável pela zona de Estocolmo, diz que o risco de um surto de Ébola na Suécia é “muito baixo”.
“O vírus não se transmite pelo ar, mas é transmitido entre os humanos por contacto directo ou indirectamente através de sangue e outros fluídos”, acrescenta Oertsqvist.
No dia 17 do mês passado foi noticiado o primeiro caso suspeito na Europa, em Alicante, Espanha, mas a suspeita viria a ser despistada no próprio dia.
O surto de Ébola que surgiu na África Ocidental em Abril já fez mais de 1500 vítimas mortais, entre os quais 120 profissionais de saúde.
A maior parte dos casos de vítimas mortais ocorreram na Serra Leoa, Libéria, Guiné, Nigéria e mais recentemente no Congo.
ZAP / Lusa
Epidemia de Ébola
-
30 Março, 2016 Ébola: OMS decreta fim da emergência internacional
-
30 Junho, 2015 Ébola volta a matar na Libéria