Caso suspeito de Ébola descoberto na Suécia

European Commission DG ECHO

Combate ao Ébola na África Ocidental

Um caso suspeito de ébola foi descoberto na capital da Suécia, Estocolmo, revelou este domingo uma fonte oficial, citada pela agência de notícias France Press.

“Até agora é apenas um caso suspeito”, acrescentou a fonte, sem dar mais detalhes.

A pessoa suspeita de ter contraído o vírus ficou doente depois de ter estado numa zona com casos de Ébola e está agora em isolamento, adianta o jornal sueco Svenska Dagbladet.

Aake Oertsqvist, especialista em controlo de infecções e responsável pela zona de Estocolmo, diz que o risco de um surto de Ébola na Suécia é “muito baixo”.

“O vírus não se transmite pelo ar, mas é transmitido entre os humanos por contacto directo ou indirectamente através de sangue e outros fluídos”, acrescenta Oertsqvist.

No dia 17 do mês passado foi noticiado o primeiro caso suspeito na Europa, em Alicante, Espanha, mas a suspeita viria a ser despistada no próprio dia.

O surto de Ébola que surgiu na África Ocidental em Abril já fez mais de 1500 vítimas mortais, entre os quais 120 profissionais de saúde.

A maior parte dos casos de vítimas mortais ocorreram na Serra Leoa, Libéria, Guiné, Nigéria e mais recentemente no Congo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Proteção Civil quer que bombeiros voltem a ser obrigados a usar cinto de segurança

A estrada mata mais bombeiros do que os incêndios. Por isso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil criou um grupo específico para analisar o problema. Rui Ângelo, chefe da Divisão de Segurança, Saúde e …

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …