Caso suspeito de Ébola descoberto na Suécia

European Commission DG ECHO

Combate ao Ébola na África Ocidental

Um caso suspeito de ébola foi descoberto na capital da Suécia, Estocolmo, revelou este domingo uma fonte oficial, citada pela agência de notícias France Press.

“Até agora é apenas um caso suspeito”, acrescentou a fonte, sem dar mais detalhes.

A pessoa suspeita de ter contraído o vírus ficou doente depois de ter estado numa zona com casos de Ébola e está agora em isolamento, adianta o jornal sueco Svenska Dagbladet.

Aake Oertsqvist, especialista em controlo de infecções e responsável pela zona de Estocolmo, diz que o risco de um surto de Ébola na Suécia é “muito baixo”.

“O vírus não se transmite pelo ar, mas é transmitido entre os humanos por contacto directo ou indirectamente através de sangue e outros fluídos”, acrescenta Oertsqvist.

No dia 17 do mês passado foi noticiado o primeiro caso suspeito na Europa, em Alicante, Espanha, mas a suspeita viria a ser despistada no próprio dia.

O surto de Ébola que surgiu na África Ocidental em Abril já fez mais de 1500 vítimas mortais, entre os quais 120 profissionais de saúde.

A maior parte dos casos de vítimas mortais ocorreram na Serra Leoa, Libéria, Guiné, Nigéria e mais recentemente no Congo.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Implante neural permite que pessoas paralisadas escrevam. Basta imaginar as letras

Pela primeira vez, uma equipa de investigadores descodificou os sinais neurais associados à escrita de letras e, em seguida, exibiu versões digitadas dessas letras em tempo real. Quando uma lesão ou doença priva uma pessoa da …

Presidente do PSD Oeiras demite-se depois de Rio rejeitar apoiar Isaltino Morais

O presidente da Comissão Política do PSD de Oeiras, estrutura que declarou apoio à candidatura do independente Isaltino Morais à liderança do município, demitiu-se, conforme anunciou esta quinta-feira o próprio, depois de a Comissão Política …

Revolta nas Forças Armadas. Ramalho Eanes entre os 28 ex-chefes militares contra reforma Cravinho

Vinte e oito ex-chefes de Estado-Maior dos três ramos, incluindo o general Ramalho Eanes, assinaram uma carta a contestar o processo da reforma das Forças Armadas em curso e apelaram a um debate alargado à …

Israel reforça presença militar na fronteira com Gaza. "Última palavra ainda não foi dita"

O Exército israelita tinha anunciado, esta quinta-feira à noite, que os seus soldados tinham entrado na Faixa de Gaza. Depois veio negar essa informação, atribuindo a confusão a um problema de "comunicação interna". Na noite desta …

Carta de 1949 revela que Einstein já suspeitava do "super sentido" dos pássaros

Muitas décadas antes de sabermos que alguns animais têm "super sentidos", como é o caso dos pássaros, já o Nobel da Física discutia esse assunto com outros investigadores. Embora não se conheça o conteúdo da primeira …

Ferro empossa comissão de revisão constitucional por três meses. Iniciativa Liberal retira projeto

O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, deu esta quinta-feira posse à comissão de revisão constitucional por três meses (90 dias), desejando “votos de muito bom trabalho”, na sala do Senado do Palácio de …

Serena Williams: "A prioridade é a minha filha, não os Jogos Olímpicos"

Recordista do ténis feminino deixa a entender de que não vai a Tóquio. Naomi Osaka coloca dúvidas à volta do próprio evento. "Sou atleta e, por isso, é claro que o meu pensamento imediato é: quero …

A Cidade do México está a afundar a um ritmo incontrolável

Um novo estudo mostra que a Cidade do México, a metrópole mais populosa da América do Norte, afundou tanto que será impossível salvá-la. Depois de séculos de drenagem dos aquíferos subterrâneos, o leito do lago no …

Micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas

Os micróbios podem já estar a comunicar com espécies alienígenas, algo semelhante ao que tentamos fazer através do projeto SETI desde 1959. Estaremos sozinhos no Universo? O famoso programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) tem tentado …

Tweet de Elon Musk afunda Bitcoins (e dá força à criptomoeda que nasceu como meme)

A Tesla vai deixar de aceitar Bitcoins como forma de pagamento. A revelação foi feita por Elon Musk numa publicação no Twitter e levou à queda do valor da criptomoeda no mercado. A par disso, …