/

Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, é o candidato do PS ao Porto

2

Estela Silva / Lusa

Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade

Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, é o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto, avança o jornal Público.

Tardou, mas a decisão está tomada: Eduardo Pinheiro, secretário de Estado da Mobilidade, é o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto, segundo apurou o Público.

Com esta decisão, o primeiro-ministro, António Costa, vai ser obrigado a substituir o secretário de Estado do Ambiente do seu Governo.

Eduardo Pinheiro, que irá defrontar Rui Moreia nestas eleições, tem experiência autárquica, uma vez que já ocupou o cargo de presidente da Câmara de Matosinhos, agora liderada por Luísa Salgueiro.

Já esta terça-feira de manhã, a TSF avançava que o candidato socialista não seria José Luís Carneiro. O coordenador autárquico mostrou-se indisponível e invocou a responsabilidade na condução do processo eleitoral autárquico nacional para não entrar na corrida.

Também Tiago Barbosa Ribeiro, que chegou a ponderar candidatar-se à presidência da Câmara do Porto, está fora da corrida. O deputado decidiu afastar-se perante a indefinição do PS, que tarda em anunciar um candidato para avançar contra Rui Moreira.

A 14 de maio, Rui Rio, líder social-democrata, acusou o PS de desistir de ganhar o Porto e de ir a jogo “com as reservas” nas autárquicas porque António Costa “apoia Rui Moreira”.

“Nestas eleições do Porto em 2021, o PSD tem uma responsabilidade acrescida. O PS desistiu de ganhar o Porto, porque António Costa [líder do PS], na prática, apoia Rui Moreira [independente e atual presidente da Câmara] e, por isso, o PS nesta eleição vai apenas fazer figura de corpo presente”, disse, na altura.

Por sua vez, o secretário-geral adjunto do PS considerou que o PSD “não está confortável com a escolha que fez” para a Câmara do Porto. “Mostra que o PSD não está confortável com a escolha que fez e está com medo do candidato ou candidata que venha a aparecer do PS”, disse José Luís Carneiro.

Na ocasião, sem revelar se seria ou não candidato pelo PS, Carneiro reforçou que a escolha dos candidatos socialistas “reveste-se de grande importância e significado” no Porto e em qualquer cidade do país.

Liliana Malainho //

2 Comments

  1. ZAP, “António Costa, vai ser obrigado a substituir o secretário de Estado do Ambiente do seu Governo.”??!! Gostava mesmo muito que o substituíssem, mas de certeza que era este secretário de estado que queriam dizer ou escapou-vos o dedo para a verdade?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.