/

Em dois dias, 25 mil britânicos abandonaram o Algarve

4

Luís Forra / EPA

Este fim de semana, mais de 25 mil turistas britânicos abandonaram o Algarve para conseguirem entrar no Reino Unido antes das 4h00 de terça-feira.

No sábado, mais de 10 mil turistas britânicos realizaram voos de regresso a partir do aeroporto de Faro. Segundo o Observador, este movimento obrigou as principais companhias aéreas com destino ao Reino Unido – easyJet, Ryanair e British Airways – a aumentar o número de voos.

João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, esperava um cenário mais calmo no domingo, mas a realidade foi diferente. Em declarações à Rádio Observador, o responsável indicou que só neste domingo “partiram mais 15 mil” turistas com destino ao Reino Unido.

“E amanhã esperamos também um dia de forte fluxo no regresso” ao país, afirmou.

Devido ao aumento de tráfego aéreo por parte dos passageiros que procuraram regressar ao Reino Unido antes de terça-feira, dia em que entra em vigor a saída de Portugal da “lista verde” de viagens devido à pandemia, “houve alguns constrangimentos pontuais no aeroporto” de Faro.

Os passageiros, “muitos deles britânicos”, viram-se obrigados a “antecipar o regresso para chegar ao país antes de terça-feira” e escapar à obrigatoriedade de realizar uma quarentena de 10 dias e dois testes à covid-19 nesse período.

“Reforçamos a capacidade de testagem ao longo do fim de semana e felizmente conseguimos. Houve alguns constrangimentos na testagem, mas especialmente no momento do check in, porque as companhias não conseguem abrir mais guichets. E quando abrem, acabam por ter ali filas que se formam, mas que depois rapidamente escoam”, explicou ao diário.

O preenchimento do passanger location form, uma formalidade relacionada com a pandemia que o Reino Unido obriga os seus cidadãos a preencher, também causou alguma confusão.

Ainda assim, apesar das saídas registadas no sábado, mais de 2.500 britânicos entraram nesse mesmo dia em Portugal. “Portanto, Mesmo com as condições adversas impostas pelo governo britânico, ainda há britânicos a chegar ao Algarve”.

“Se optam por vir isso quer dizer que o destino Algarve não ficou abalado do ponto de vista da confiança”, disse João Fernandes.

ZAP //

4 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.