/

Greve na CP até terça-feira pode causar “fortes perturbações” na circulação de comboios

Os trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP iniciam hoje uma greve nacional de três dias, até terça-feira, que a empresa admite que possa causar “fortes perturbações” na circulação de comboios a nível nacional.

A adesão à greve dos trabalhadores das bilheteiras e revisores da CP, que se iniciou hoje, regista uma adesão superior a 90% em todo o país, estando apenas a ser cumpridos os serviços mínimos obrigatórios, disse fonte sindical.

A greve levou, até às 8:00 deste domingo, à supressão de 46% de comboios previstos, segundo disse hoje à Lusa fonte oficial daquela empresa. Dos comboios 122 que estava previsto circular desde as 0:00 até às 8:00, 65 realizaram-se, mais que o dobro dos 28 decretados como serviços mínimos.

Estão a ser cumpridos os serviços mínimos de 25%. Todos os restantes aderiram à greve, praticamente na totalidade, o que demonstra a grande insatisfação dos trabalhadores. Poderá haver um ou outro que não aderiu, mas é residual, no geral a adesão é de mais de 90% em todo o país“, disse à Lusa Luís Bravo, presidente do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI).

Os trabalhadores da CP iniciaram hoje uma greve nacional de três dias em protesto contra a proposta de regulamento de carreiras apresentada pela CP, que dizem prever “um aumento da polivalência de funções” e a “junção e extinção de categorias profissionais”, considerando que “vai pôr em causa postos de trabalho presentes e futuros”.

Reclamam ainda a “melhoria do salário base, que atualmente está no limiar do salário mínimo nacional”, e a “reposição das perdas salariais sofridas pelos ferroviários operacionais que foram contagiados pela pandemia, bem como pelos que tiveram de cumprir confinamento profilático por estarem em contacto com colegas infetados”.

Finalmente, a greve visa condenar o “abuso do poder disciplinar” que os trabalhadores dizem vigorar na CP.

Fortes perturbações na circulação

A CP alertou que hoje, segunda e terça-feira – os três dias da greve convocada pelo SFRCI, “podem ocorrer fortes perturbações na circulação de comboios a nível nacional”.

A CP adverte ainda ser “expectável que se verifiquem perturbações” nos dias anterior e seguinte ao protesto, designadamente “e nas primeiras horas da manhã de dia 09 de junho, quarta-feira”.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial da empresa não quis comentar as reivindicações do sindicato, adiantando apenas que “foram decretados serviços mínimos pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social que abrangem a realização de cerca de 25% de comboios”, cujos horários podem ser consultados no site da empresa.

A CP anunciou entretanto que quem já tiver bilhetes para viajar em comboios dos serviços Alfa Pendular, Intercidades, Internacional, InterRegional e Regional, poderá solicitar o reembolso do valor total do bilhete adquirido ou a sua revalidação, sem custos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.