/

Vacina da Janssen poderá ser alargada a homens de todas as idades, avança Gouveia e Melo

Kamil Krzaczynski / AFP

Esta quarta-feira, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force para o plano de vacinação contra a covid-19 em Portugal, disse que a administração da vacina da Janssen poderá ser alargada a todas as faixas etárias do sexo masculino.

No congresso da Ordem dos Médicos, em Coimbra, o coordenador da task force para o plano de vacinação disse que a vacina de toma única da Janssen (marca da Johnson&Johnson) poderá ser usada “pelo menos para todas as faixas etárias dentro do sexo masculino, se o ritmo de vacinação acelerar”.

As “boas notícias de abrir a vacina da Janssen [do grupo Johnson & Jonhson] a todas as faixas etárias do sexo masculino” vêm da Direção-Geral da Saúde, disse Gouveia e Melo. O responsável referiu ainda que, se tal vier a acontecer, o ritmo de vacinação pode “até ser acelerado”.

A confirmar-se, o possível alargamento vai “permitir aproveitar muito mais vacinas, o que vai fazer com que o ritmo de vacinação não só se mantenha como possa ser acelerado”, afirmou, citado pelo jornal online Observador.

Atualmente, a vacina da Jassen só é administrada a pessoas com mais de 50 anos. Pode também ser dada a faixas etárias mais jovens desde que as pessoas consintam.

Devido a esta restrição, Portugal poderia inutilizar cerca de 2,7 milhões de vacinas desta marca no terceiro trimestre, segundo informações avançadas anteriormente pelo responsável.

“Este mês vamos ter 100 mil pessoas por dia a serem vacinadas”, referiu ainda Henrique Gouveia e Melo, num balanço da vacinação contra a covid-19 em Portugal.

“Se tudo correr bem”, no início de agosto, 70% da população estará inoculada com pelo menos uma dose, disse, adiantando que as  pessoas entre os 20 e os 30 anos vão começar a ser inoculadas no início de agosto.

Maiores de 60 anos vacinados sem agendamento

O coordenador da task force anunciou que quem tem mais de 60 anos vai poder dirigir-se a um centro de vacinação, sem agendar, e ser logo vacinado. Na próxima semana, já se poderá saber em que horários ou dias vai funcionar essa opção.

O objetivo é “ir buscar as pessoas que ficaram para trás”, ou seja, vacinar quem escapou por alguma razão às tentativas de contacto ou agendamento.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.