/

Pessoas entre os 20 e os 30 anos começam a ser vacinadas em agosto

Mário Cruz / Lusa

Esta segunda-feira, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo anunciou que, em agosto, “é natural que estejamos a vacinar pessoas na faixa etária dos 20 aos 30 anos”.

O coordenador da task force para a vacinação anunciou, esta terça-feira de manhã, que as pessoas entre os 20 e os 30 anos podem começar a ser vacinadas contra a covid-19 já em agosto.

Como as faixas etárias acima dos 30 anos vão acabar de ser inoculadas “entre o fim de julho e o início de agosto”, significa que, “nessa altura, vamos começar a vacinar as pessoas com mais de 20 anos”, revelou Henrique Gouveia e Melo, citado pelo Expresso.

“É natural que no início de agosto estejamos a vacinar pessoas na faixa etária dos 20 aos 30 anos”, reforçou.

O responsável adiantou ainda que as pessoas que tiveram covid-19 há seis meses já podem agendar a vacinação. “Essa restrição que havia na base de dados já foi retirada”, disse o vice-almirante, adiantando ainda que há pessoas recuperadas da doença que já estão a ser imunizadas.

A partir do dia 6 de junho, próximo domingo, as pessoas com mais de 40 anos serão chamadas através do agendamento local (centros de saúde), sendo que uma semana depois será aberto o agendamento online.

Sobre o auto-agendamento, o coordenador da task force afirmou que este processo “não tem causado problemas”. O que acontece é que “a capacidade que existe para as pessoas agendarem online por vezes termina porque já ocuparam as vagas todas e há quem fique em lista de espera até que se abra mais uma semana de vacinação”, explicou.

“O afluxo foi tão grande que ficaram 60 mil pessoas sem resposta, agora são 4 mil”, disse.

Sobre a administração da vacina da Pfizer a maiores de 12 anos, Gouveia e Melo remeteu a decisão para a Direção-Geral da Saúde (DGS), assim como a questão da vacinação contra a covid-19 de mulheres grávidas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.