/

Escritório e conteúdo histórico de Stephen Hawking vão ser preservados no Reino Unido

lwpkommunikacio / Flickr

O físico britânico Stephen Hawking

O legado de uma das estrelas mais brilhantes da física está garantido. Cerca de 10.000 páginas dos escritos e outros artigos do físico Stephen Hawking serão preservados num arquivo especial da Biblioteca da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

Além disso, diz o Science Alert, o escritório e itens pessoais de Hawking também foram adquiridos pelo Museu da Ciência do Reino Unido.

As aquisições foram feitas como parte de um acordo financeiro, no qual os herdeiros podem compensar os seus impostos sobre a herança doando itens importantes para o país. Os documentos foram avaliados em 2,8 milhões de libras e o escritório em 1,4 milhões.

“O arquivo permite-nos entrar na mente de Stephen e viajar com ele para, tal como disse, ‘entender melhor o nosso lugar no Universo'”, referiu a bibliotecária da Universidade de Cambridge, Jessica Gardner.

A coleção de itens pessoais inclui sintetizadores de voz, seis cadeiras de rodas personalizadas, livros de referência, memorabilia de Star Trek e o casaco que Hawking estava a usar quando foi atirado no rio.

O Museu da Ciência quer colocar alguns desses itens em exibição e, eventualmente, reconstruir o escritório da mesma forma que Hawking o usava.

“Ao preservar o escritório de Hawking, e todo o seu conteúdo histórico, como parte da Coleção do Grupo do Museu da Ciência, as gerações futuras poderão mergulhar no mundo de um físico teórico que desafiou as leis da medicina para reescrever as leis da física”, afirmou Ian Blatchford, Diretor do Science Museum Group.

Os documentos incluem correspondências, rascunhos de artigos científicos e ensaios, fotografias de Hawking com figuras notáveis e roteiros de “Os Simpsons” – no qual o físico participou quatro vezes.

Todos os itens irão ser colocados ao lado dos arquivos de Isaac Newton e Charles Darwin.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.