O físico Stephen Hawking juntou-se à campanha mundial do balde de água gelada destinada à recolha de fundos para apoiar as vítimas de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa de que padece há quase 50 anos.
“Por causa da pneumonia que sofri no ano passado, não seria sábio da minha parte lançar um balde de água gelada sobre mim, mas os meus filhos Robert, Lucy e Tim propuseram-se como voluntários e aceitaram o desafio por mim”, explica o cientista, de 72 anos, num vídeo de mais de um minuto difundido através do Youtube.
Stephen Hawking, o “Einstein do nosso tempo”, é provavelmente a personalidade mais famosa do mundo que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica, enfermidade que nos seus estágios finais leva à perda progressiva de neurónios motores, limitando as actividades da vida diária e acabando mesmo por incapacitar o paciente.
A Esclerose Lateral Amiotrófica, ou Doença de Lou Gherig, é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afecta o sistema nervoso central, apresentando como sintomas o entorpecimento, fraqueza muscular, espasmos, cãibras, náuseas, depressão e perda de memória.
Entre 5 e 10 por cento dos casos da enfermidade são hereditários, mas a origem da maior parte das ocorrências permanece desconhecida.
Algumas figuras mundiais, como o jogador de baseball que lhe deu nome, Lou Gherig, o antigo líder comunista chinês Mao Tsé-Tung, o contrabaixista e compositor de jazz Charles Mingus, e um dos mais famosos músicos de intervenção português, Zeca Afonso, morreram vítimas desta doença neurodegenerativa, que ainda não tem cura ou tratamento.
ZAP // Lusa
A noticia não está correcta e está cheia de incorrecções….
Uma doença é a ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, da qual se tem tornado tão conhecida graças a estes benditos banhos públicos, outra doença é a esclerose múltipla, diferente da ELA. doenças distintas…
Cara Paula Martins,
Tem toda a razão. Lapso corrigido, obrigado pelo seu reparo.
Uma idiotice, esta história dos baldes da água gelada, e que pode muito bem desencadear doenças latentes…