O mais famoso doente de ALS (não) foi ao banho gelado

O físico Stephen Hawking juntou-se à campanha mundial do balde de água gelada destinada à recolha de fundos para apoiar as vítimas de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa de que padece há quase 50 anos.

“Por causa da pneumonia que sofri no ano passado, não seria sábio da minha parte lançar um balde de água gelada sobre mim, mas os meus filhos Robert, Lucy e Tim propuseram-se como voluntários e aceitaram o desafio por mim”, explica o cientista, de 72 anos, num vídeo de mais de um minuto difundido através do Youtube.

Stephen Hawking, o “Einstein do nosso tempo”, é provavelmente a personalidade mais famosa do mundo que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica, enfermidade que nos seus estágios finais leva à perda progressiva de neurónios motores, limitando as actividades da vida diária e acabando mesmo por incapacitar o paciente.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, ou Doença de Lou Gherig, é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afecta o sistema nervoso central, apresentando como sintomas o entorpecimento, fraqueza muscular, espasmos, cãibras, náuseas, depressão e perda de memória.

Entre 5 e 10 por cento dos casos da enfermidade são hereditários, mas a origem da maior parte das ocorrências permanece desconhecida.

Algumas figuras mundiais, como o jogador de baseball que lhe deu nome, Lou Gherig, o antigo líder comunista chinês Mao Tsé-Tung, o contrabaixista e compositor de jazz Charles Mingus, e um dos mais famosos músicos de intervenção português, Zeca Afonso, morreram vítimas desta doença neurodegenerativa, que ainda não tem cura ou tratamento.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A noticia não está correcta e está cheia de incorrecções….

    Uma doença é a ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, da qual se tem tornado tão conhecida graças a estes benditos banhos públicos, outra doença é a esclerose múltipla, diferente da ELA. doenças distintas…

RESPONDER

”As pessoas estão cansadas desta governação”. Moedas desvaloriza sondagem que o coloca atrás de Medina

Carlos Moedas, que se encontra na corrida autárquica em Lisboa, acusa Medina - seu principal adversário - de não ter uma estratégia clara para o Parque Mayer e defende projeto que una a educação a …

FC Porto precisa de fazer 38 milhões de euros em vendas

A SAD do FC Porto precisa de fazer, pelo menos, 38 milhões de euros em mais-valias com a venda de passes de jogadores. As contas foram feitas por Fernando Gomes, tendo em conta o segundo semestre do …

West Ham, Leeds e Bétis. Assim pode ficar a Champions sem os clubes da Superliga

Desde o Leeds na Champions ao Hellas Verona na Liga Europa, sem os clubes da Superliga Europeia, as competições europeias ganhariam um aspeto diferente. Doze clubes anunciaram, este domingo, a criação da Superliga Europeia. A UEFA …

Marco Almeida descarta candidatura a Sintra e pede "seriedade" a Rui Rio

Deixado de fora por Rui Rio na lista de candidatos às autárquicas, Marco Almeida vai ficar como "espectador atento" nestas eleições. O vereador pediu "seriedade" ao líder do PSD. No mês passado, Rui Rio escolheu Ricardo …

Ministro da Educação promete mais testes no regresso às aulas. Professores alertam para incumprimento das regras de segurança

O regresso dos alunos do secundário é marcado pela testagem de 300 mil estudantes, professores e funcionários, depois da vacinação de quase 200 mil trabalhadores escolares num "fim de semana para ganhar coragem", anunciou esta …

Propostas anticorrupção serão aprovadas “muito em breve”

O Governo garante que já não falta muito para entregar suas propostas no parlamento, depois de Marcelo Rebelo de Sousa vincar que espera que seja em breve que os partidos cumpram as promessas de fazer …

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com "este PS concelhio"

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio. De acordo com o jornal Público, …

Pode ter sido descoberto um "elo perdido" na história do alfabeto

Uma inscrição alfabética num fragmento de um jarro encontrado em Laquis (Tel Lachish), em Israel, com cerca de 3450 anos, poderá ser um "elo perdido" na história do alfabeto. "Datada do século XV A.C., esta inscrição …

Morreu Walter Mondale, ex-vice-presidente de Jimmy Carter

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Walter Mondale, ícone do Partido Democrata, morreu nesta segunda-feira aos 93 anos, informou a imprensa norte-americana. A imprensa, que cita um comunicado familiar, não especifica as causas da morte do ex-vice-presidente …

Vão nascer mais duas praias fluviais no Alqueva este verão

A albufeira do Alqueva vai “ganhar” duas novas praias fluviais, no próximo verão, situadas nos concelhos de Alandroal e Portel, no distrito de Évora, num investimento global superior a um milhão de euros. O projeto da …