O mais famoso doente de ALS (não) foi ao banho gelado

O físico Stephen Hawking juntou-se à campanha mundial do balde de água gelada destinada à recolha de fundos para apoiar as vítimas de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa de que padece há quase 50 anos.

“Por causa da pneumonia que sofri no ano passado, não seria sábio da minha parte lançar um balde de água gelada sobre mim, mas os meus filhos Robert, Lucy e Tim propuseram-se como voluntários e aceitaram o desafio por mim”, explica o cientista, de 72 anos, num vídeo de mais de um minuto difundido através do Youtube.

Stephen Hawking, o “Einstein do nosso tempo”, é provavelmente a personalidade mais famosa do mundo que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica, enfermidade que nos seus estágios finais leva à perda progressiva de neurónios motores, limitando as actividades da vida diária e acabando mesmo por incapacitar o paciente.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, ou Doença de Lou Gherig, é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afecta o sistema nervoso central, apresentando como sintomas o entorpecimento, fraqueza muscular, espasmos, cãibras, náuseas, depressão e perda de memória.

Entre 5 e 10 por cento dos casos da enfermidade são hereditários, mas a origem da maior parte das ocorrências permanece desconhecida.

Algumas figuras mundiais, como o jogador de baseball que lhe deu nome, Lou Gherig, o antigo líder comunista chinês Mao Tsé-Tung, o contrabaixista e compositor de jazz Charles Mingus, e um dos mais famosos músicos de intervenção português, Zeca Afonso, morreram vítimas desta doença neurodegenerativa, que ainda não tem cura ou tratamento.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A noticia não está correcta e está cheia de incorrecções….

    Uma doença é a ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, da qual se tem tornado tão conhecida graças a estes benditos banhos públicos, outra doença é a esclerose múltipla, diferente da ELA. doenças distintas…

RESPONDER

Vem aí chuva de poeiras vindas do Norte de África

Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição. Uma chuva de poeiras pode atingir …

Marcelo deverá vetar mudança de género aos 16 anos

O Presidente da República deverá vetar a lei que permite a mudança de género no registo civil aos 16 anos, por questionar não ser necessário um relatório médico. Marcelo Rebelo de Sousa deverá vetar a lei …

Nacionalidade automática para filhos de imigrantes há 2 anos em Portugal

Os filhos de imigrantes que vivam em Portugal há dois anos vão ser considerados portugueses originários, a não ser que declarem que não querem ser portugueses. Esta alteração vai "inverter a atual regra" e irá encurtar …

Eleições de 2019 com plano europeu para travar perturbações nas redes sociais

Em 2019, o objetivo central dos técnicos da "sala de situação" é proteger as infraestruturas de apoio ao processo eleitoral, nas europeias e as legislativas, ainda sem data marcada. O cenário internacional tem sido marcado pela …

PSD dá a Costa espaço para reformar o SNS sem o Bloco

O ministro-sombra da saúde de Rui Rio, Luís Filipe Pereira, está a preparar um documento estratégico sobre o SNS. O PSD pretende, assim, ir a jogo na discussão sobre o futuro do Serviço Nacional de Saúde. A …

O Benfica criou um plano para mandar no futebol português

Emails revelados pelo blogue do "Mercado de Benfica" mostram que os quadros do clube debateram entre si uma estratégia a cinco anos para influenciar e dominar as "diferentes áreas do poder da indústria" do futebol português, …

Governo admite baixar portagens para SUVS e crossovers

O ministro Pedro Marques admite passar carros SUV e crossover de classe 2 para 1 nas portagens, afirmando que a atual classe 2 "pode ser um bloqueio a viaturas mais eficientes". O ministro do Planeamento, Pedro …

Portugal continua no caixote do lixo da Moody’s

A Moody's não se pronunciou sobre a notação de crédito de Portugal. Nos próximos seis meses, continuará a ser a única agência a manter o país abaixo do "grau de investimento". A agência de notação financeira …

Consultor Constantino Sakellarides demite-se em divergência com ministro da Saúde

O consultor do ministro da Saúde, Constantino Sakellraideser, entregou, na quinta-feira, uma carta de demissão a Adalberto Campos Fernandes devido a divergências de pensamento. Constantino Sakellarides, o consultor do ministro da Saúde que, há dois anos, …

Kim Jong-un anuncia suspensão de testes nucleares e balísticos

O regime norte-coreano anunciou a suspensão dos testes nucleares a partir de sábado e o desmantelamento da base de Punggye-ri. Este gesto foi bem recebido pelos EUA e aliados, embora não dê indicação de que …