O mais famoso doente de ALS (não) foi ao banho gelado

O físico Stephen Hawking juntou-se à campanha mundial do balde de água gelada destinada à recolha de fundos para apoiar as vítimas de Esclerose Lateral Amiotrófica, doença neurodegenerativa de que padece há quase 50 anos.

“Por causa da pneumonia que sofri no ano passado, não seria sábio da minha parte lançar um balde de água gelada sobre mim, mas os meus filhos Robert, Lucy e Tim propuseram-se como voluntários e aceitaram o desafio por mim”, explica o cientista, de 72 anos, num vídeo de mais de um minuto difundido através do Youtube.

Stephen Hawking, o “Einstein do nosso tempo”, é provavelmente a personalidade mais famosa do mundo que sofre de Esclerose Lateral Amiotrófica, enfermidade que nos seus estágios finais leva à perda progressiva de neurónios motores, limitando as actividades da vida diária e acabando mesmo por incapacitar o paciente.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, ou Doença de Lou Gherig, é uma doença crónica, inflamatória e degenerativa que afecta o sistema nervoso central, apresentando como sintomas o entorpecimento, fraqueza muscular, espasmos, cãibras, náuseas, depressão e perda de memória.

Entre 5 e 10 por cento dos casos da enfermidade são hereditários, mas a origem da maior parte das ocorrências permanece desconhecida.

Algumas figuras mundiais, como o jogador de baseball que lhe deu nome, Lou Gherig, o antigo líder comunista chinês Mao Tsé-Tung, o contrabaixista e compositor de jazz Charles Mingus, e um dos mais famosos músicos de intervenção português, Zeca Afonso, morreram vítimas desta doença neurodegenerativa, que ainda não tem cura ou tratamento.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A noticia não está correcta e está cheia de incorrecções….

    Uma doença é a ELA – Esclerose Lateral Amiotrófica, da qual se tem tornado tão conhecida graças a estes benditos banhos públicos, outra doença é a esclerose múltipla, diferente da ELA. doenças distintas…

RESPONDER

Funcionários públicos esperam entre 100 e 280 dias para se poderem reformar. Processo pode ser acompanhado online

A atribuição das novas pensões de reforma aos funcionários públicos está a demorar, em média, entre 100 a 280 dias - ou seja, entre três e mais de nove meses. A revelação foi feita esta terça-feira, …

"Onde está o Varandas?". Claques não faltaram à vitória do Sporting em hóquei em patins

Apesar das quebras de protocolos, Juventude Leonina e Diretivo Ultras XXI marcaram presença no jogo desta terça-feira de hóquei em patins entre o Sporting e a Oliveirense. Na noite desta terça-feira, o Pavilhão João Rocha foi …

Do azedume às contas do passado. Críticos internos atacam Rio

Depois de Rui Rio ter anunciado esta segunda-feira que se recandidata à liderança do PSD, os críticos internos vieram a público. Acusam-no de querer dividir o partido e ajustar contas com o passado e esperam …

"Acho ridículo que sejam feitas obras, portas ou não", diz Ventura

O CDS que não quer o líder do Chega no meio dos seus deputados e a solução pode mesmo passar por abrir uma porta especial para o deputado. "Acho ridículo", comenta André Ventura. Na última conferência …

Duas vitórias em 14 jogos. Benfica quer travar o calvário da Champions

O Benfica recebe esta quarta-feira o Lyon, estando praticamente obrigado a ganhar para seguir em frente na competição milionária. Apesar de reconhecer a dificuldade, Rúben Dias acredita os encarnados vão voltar aos bons resultados. A …

Barcelona-Real Madrid oficialmente adiado para 18 de dezembro

O Comité de Competições da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) concordou, esta quarta-feira, em marcar o FC Barcelona-Real Madrid, que se deveria disputar no sábado, para 18 de dezembro, "por motivos excecionais". A data inicial …

Embaixador dos EUA em Kiev confirma chantagem de Trump para forçar investigação a filho de Joe Biden

O processo de impeachent a Donald Trump conheceu um testemunho que pode ser determinante. O embaixador dos Estados Unidos em Kiev, na Ucrânia, Bill Taylor, foi ouvido no Congresso norte-americano na terça-feira e apontou o …

Hospital de Évora fez pagamentos indevidos a médicos

O Tribunal de Contas detetou pagamentos ilegais a médicos com funções de gestão de 2015 a 2018 e concluiu que dois técnicos superiores foram nomeados administradores do Hospital de Évora sem reunirem os requisitos legais …

"Infortúnios" vão chegar "mais cedo do que o esperado". Marcelo pede mais crescimento económico

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que o país precisa de mais crescimento económico. "Este que temos não chega", porque "os infortúnios" vão chegar mais cedo do que o previsto. Esta terça-feira, o …

Arqueólogo encontra dezenas de sítios maia graças a um mapa online gratuito

Um arqueólogo norte-americano descobriu 27 sítios maias com 3.000 anos graças a um mapa online gratuito, escreve o jornal The New York Times. Takeshi Inomata, arqueólogo da Universidade do Arizona, nos Estado Unidos, utilizou um mapa …