/

Autarquia do Porto gastou 15 vezes menos do que Lisboa durante a pandemia

4

António Cotrim / Lusa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina

O investimento para combater o impacto da pandemia de covid-19 foi muito díspar. O Porto destaca-se pelo baixo esforço financeiro, quando comparado com outros municípios.

Em 2020, a Câmara Municipal de Lisboa investiu 6,7% do seu orçamento total em ações extraordinárias para compensar as consequências da pandemia, ou seja, 77,7 milhões de euros. Por contraste, a autarquia do Porto ficou-se pelos 1,78%, investindo 5,6 milhões.

Os números são avançados esta segunda-feira pelo Público, que destaca que a autarquia da capital fez um investimento 15 vezes superior à Câmara Municipal da Invicta.

Já a Câmara de Sintra investiu cerca de quatro vezes mais que o município liderado por Rui Moreira, alocando 20 milhões das suas verbas orçamentais para o combate à pandemia. Note-se que esta autarquia tem um orçamento de menos 74 milhões do que o Porto (aproximadamente 241 milhões).

Vila Nova de Gaia foi o município com o orçamento mais reduzido. A autarquia despendeu mais de 4,2 milhões de euros, isto é, cerca de 2,11% do orçamento total (199,8 milhões de euros), também superior ao Porto, para fazer face à pandemia.

O Público teve acesso aos dados de cinco autarquias (Lisboa, Porto, Sintra, Vila Nova de Gaia e Cascais) e salienta que grande parte do total gasto correspondeu à compra de equipamentos e serviços de saúde.

Lisboa gastou 18,7 milhões de euros na compra de material de proteção e de higiene, enquanto o Porto gastou 1,6 milhões (ao que acresce a aquisição de ventiladores e material de rastreio e testagem).

Considerando apenas a pasta da saúde, Cascais e Sintra gastaram mais do que o Porto em todas as medidas de combate à covid-19: 8 milhões na compra de material à China, além de outros gastos normais, e 5,6 milhões, respetivamente.

Vila Nova de Gaia alocou 3,4 milhões de euros. Só em máscaras faciais gastou mais que o Porto em todas as medidas de saúde.

O matutino confrontou a autarquia do Porto com as diferenças entre as verbas alocadas para o combate da pandemia, em comparação com outros municípios. Fonte autárquica referiu os apoios do Estado aos vários setores, afirmando que a Câmara do Porto gastou o dinheiro necessário para colmatar as consequências da covid-19.

Liliana Malainho, ZAP //

4 Comments

  1. Não sou munícipe de Lisboa, por isso estou à vontade para opiniar de forma independente sobre o que aqui se tem dito.
    Se a CM Lisboa tivesse gasto pouco dinheiro, seria certamente criticada por não apoiar os munícipes e as empresas do concelho. Mas como decidiu, e bem, a meu ver, utilizar os recursos do munícipio para ajudar quem precisa, é criticada.
    De facto é muito difícil agradar a todos…
    Contentes mesmo devem estar os munícipes e as empresas sediadas no Porto…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.