//

Com a recuperação económica à vista, Banco Central da Rússia aumenta taxas de juro

O Banco Central da Rússia aumentou a sua taxa de juros, uma decisão que pode ajudar a sustentar o desfalque económico que as consequências das tensões com o Ocidente estão a causar ao país.

O Banco da Rússia aumentou a sua taxa principal de 4,5% para 5%. Tal como aconteceu em outros países, a instituição também cortou a sua taxa de juros durante a pandemia, de modo a apoiar o economia, mas agora prepara-se para um período que acredita que será de crescimento.

O organismo espera que a inflação seja superior ao que foi antecipado, falando numa recuperação na procura, ao mesmo tempo que o programa de vacinação contra a covid-19 avança. Neste sentido, a instituição bancária alerta que pode aumentar ainda mais as taxas.

“A rápida recuperação da procura e a elevada pressão inflacionária exigem um regresso mais rápido à política monetária neutra”, expõe o documento.

No comunicado, o banco também sinalizou preocupação com outros acontecimentos que podem elevar a inflação, sobretudo depois dos EUA impedirem que bancos e investidores institucionais do país comprem novos títulos do governo russo. A medida foi tomada como retaliação pela suposta interferência de Moscovo nas eleições e na ampla campanha de hackers.

“Os riscos pré-inflacionários de curto prazo estão associados à maior volatilidade nos mercados globais, causada em parte por vários desenvolvimentos geopolíticos”, pode ler-se no documento.

A ação do banco central surge numa altura que há sinais de que o forte crescimento nos EUA irá aumentar as taxas de juros no país, levando a saídas desestabilizadoras de capital das economias em desenvolvimento.

Aumentar as taxas de juros para conter essa, e outras ameaças de inflação, pode enfraquecer a recuperação económica da pandemia, colocando os bancos centrais de países como a Rússia num dilema complicado.

No entanto, segundo escreve o The Wall Street Journal, o banco central da Rússia tem o apoio do presidente Vladimir Putin.

“O governo e o banco central devem continuar a procurar uma política financeira responsável”, disse Putin na quarta-feira. “Garantir a estabilidade macroeconómica e conter a inflação dentro de parâmetros definidos é uma tarefa extremamente importante”, acrescentou o líder do país.

Ana Isabel Moura, ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.