/

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão.

O Q4 e-tron destaca-se pela aerodinâmica, com a variante Sportback a revelar uma silhueta mais esguia ao jeito de um coupé e com uma linha de tejadilho arqueada. Este é o primeiro veículo da marca a ser concebido como um veículo 100% elétrico, o que lhe promete vantagens em termos de eficiência e custos.

O novo Q4 e-tron conta com 4,58 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,77 m, o que o posiciona na gama da marca abaixo do Q5.

Contudo, a plataforma plana e sem túnel de transmissão, associada a uma frente mais curta, permite favorecer o comprimento do habitáculo, que assim deverá oferecer mais espaço para as pernas de quem se senta atrás. Em termos de capacidade de mala, o carro anuncia 520 litros.

O SUV elétrico da Audi avança desde logo com tração atrás e às quatro rodas que, como é habitual na Audi. Há duas capacidades totais para a bateria, com 55 kWh e 82 kWh.

Com três versões inicialmente disponíveis para o mercado, a Audi compromete-se com uma autonomia que se estende até aos 520 quilómetros. De acordo com a empresa, o Q4 35 e-tron vai ter uma autonomia de 341 quilómetros, a versão Sportback conta com 349 quilómetros de autonomia e o Q4 40 e-tron é o que permite uma maior distância, com 520 quilómetros de autonomia.

No interior, o SUV da Audi contém um display com realidade aumentada, que transforma uma superfície maior do que o habitual. O painel de instrumentos é digital e o ecrã central permite controlar a maioria das funções do Q4 e-tron, do entretenimento às ajudas à condução.

Para facilitar a vida do condutor, o novo SUV permite usufruir dos serviços do E-Tron Route Planner, que permite calcular o melhor percurso para a viagem, bem como os melhores locais onde recarregar.

De relembrar que a empresa quer introduzir mais de 20 veículos totalmente elétricos e expandir o seu portefólio de híbridos até 2025.

O novo Q4 e-tron vai começar a ser entregue aos clientes a partir de junho e os preços na Alemanha arrancam nos 41.900€, com a versão Sportback a exigir um investimento adicional de 2.000€, refere o Top Gear.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.