Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão.

O Q4 e-tron destaca-se pela aerodinâmica, com a variante Sportback a revelar uma silhueta mais esguia ao jeito de um coupé e com uma linha de tejadilho arqueada. Este é o primeiro veículo da marca a ser concebido como um veículo 100% elétrico, o que lhe promete vantagens em termos de eficiência e custos.

O novo Q4 e-tron conta com 4,58 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,77 m, o que o posiciona na gama da marca abaixo do Q5.

Contudo, a plataforma plana e sem túnel de transmissão, associada a uma frente mais curta, permite favorecer o comprimento do habitáculo, que assim deverá oferecer mais espaço para as pernas de quem se senta atrás. Em termos de capacidade de mala, o carro anuncia 520 litros.

O SUV elétrico da Audi avança desde logo com tração atrás e às quatro rodas que, como é habitual na Audi. Há duas capacidades totais para a bateria, com 55 kWh e 82 kWh.

Com três versões inicialmente disponíveis para o mercado, a Audi compromete-se com uma autonomia que se estende até aos 520 quilómetros. De acordo com a empresa, o Q4 35 e-tron vai ter uma autonomia de 341 quilómetros, a versão Sportback conta com 349 quilómetros de autonomia e o Q4 40 e-tron é o que permite uma maior distância, com 520 quilómetros de autonomia.

No interior, o SUV da Audi contém um display com realidade aumentada, que transforma uma superfície maior do que o habitual. O painel de instrumentos é digital e o ecrã central permite controlar a maioria das funções do Q4 e-tron, do entretenimento às ajudas à condução.

Para facilitar a vida do condutor, o novo SUV permite usufruir dos serviços do E-Tron Route Planner, que permite calcular o melhor percurso para a viagem, bem como os melhores locais onde recarregar.

De relembrar que a empresa quer introduzir mais de 20 veículos totalmente elétricos e expandir o seu portefólio de híbridos até 2025.

O novo Q4 e-tron vai começar a ser entregue aos clientes a partir de junho e os preços na Alemanha arrancam nos 41.900€, com a versão Sportback a exigir um investimento adicional de 2.000€, refere o Top Gear.

Ana Isabel Moura Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …