//

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil.

A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria da construção civil, melhorando a segurança do local e reduzindo os custos. O dispositivo pode substituir trabalhadores em ambientes adversos e acelerar consideravelmente o processo de construção.

Segundo o New Atlas, o robô de acionamento elétrico, muito parecido com um tanque militar, atinge uma velocidade máxima de 3,2 km/h e pode ser controlado manualmente ou configurado para seguir comandos pré-programados.

Baubot, que funciona durante oito horas seguidas sem ser necessário carregar a bateria, tem um braço multifuncional com um alcance de 1.000 mm.

Este braço acomoda uma série de ferramentas diferentes para ajudar nas tarefas de construção – fresagem e perfuração, aparafusamento, corte a plasma, soldagem, assentamento de tijolos, lixamento e pintura de superfícies.

O robô pode transportar uma carga útil de até 500 kg, tem câmaras integradas para monitorizar o local de trabalho, iluminação embutida para trabalhar durante o período da noite e visores integrados que mostram notificações e mensagens de aviso aos colegas humanos.

“O que vai começar como uma colaboração simples pode desenvolver-se e tornar-se um enxame de robôs que trabalham juntos, permitindo inovações em vários campos: posicionamento no local, reconhecimento de ambiente, assim como novas ferramentas e processos inteligentes”, referiu a empresa.

O design da plataforma pode até estender-se à construção naval ou à fabricação de aeronaves. O Baubot poderá também ser usado em inspeções de infraestrutura, uma prova de que o futuro deste robô parece promissor.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.