/

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023.

A Mobileye, uma subsidiária da Intel que produz tecnologia para condução autónoma em Jerusalém, anunciou esta segunda-feira uma parceria com a startup Udelv. As duas empresas vão trabalhar juntas na Transporter, uma van elétrica totalmente autónoma voltada exclusivamente para serviços de entregas.

A Udelv vai produzir os veículos, enquanto a Mobileye vai fornecer o software de condução autónoma, chamado de Mobileye Drive. Os carros serão de nível quatro, um dos mais avançados na escala de automação, e contarão com assistência remota da Udelv para operar em estacionamentos, condomínios, ruas privadas e outros locais mais delicados.

O carro, que vai atingir uma velocidade máxima de 104 km/h, terá também direção quadridirecional, telas LED para informar as pessoas e compartimentos especiais para as mercadorias. As dimensões do veículo e outras especificações, como alcance e tamanho da bateria, ainda não foram divulgadas.

Já o sistema autónomo da Mobileye apresenta um conjunto completo de sensores com 13 câmaras, três LiDARs de longo alcance, seis LiDARs de curto alcance e seis radares.

Também inclui o sistema EyeQ num chip e um programa de crowdsourcing de dados, chamado Road Experience Management (REM), que usa dados em tempo real de veículos equipados com o Mobileye para construir um mapa 3D.

Os planos de fabricação ainda estão em andamento, mas a Mobileye e a Udelv afirmam que vão ser capazes de produzir 35 mil Transporters entre 2023 e 2028 – um reflexo da seriedade e comprometimento de ambas as empresas em lançar um sistema de entrega sem motorista em grande escala, escreve o The Verge.

“Esta é uma implantação comercial real”, disse Jack Weast, responsável da Mobileye, ao The Verge. “Trinta e cinco mil unidades a partir de 2023 que irão integrar totalmente o nosso sistema de direção automática para uso comercial para entrega automatizadas de mercadorias.”

A Donlen, uma das maiores empresas de gestão de frotas comerciais nos Estados Unidos, já fez a primeira encomenda de mil Transporters.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.