Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023.

A Mobileye, uma subsidiária da Intel que produz tecnologia para condução autónoma em Jerusalém, anunciou esta segunda-feira uma parceria com a startup Udelv. As duas empresas vão trabalhar juntas na Transporter, uma van elétrica totalmente autónoma voltada exclusivamente para serviços de entregas.

A Udelv vai produzir os veículos, enquanto a Mobileye vai fornecer o software de condução autónoma, chamado de Mobileye Drive. Os carros serão de nível quatro, um dos mais avançados na escala de automação, e contarão com assistência remota da Udelv para operar em estacionamentos, condomínios, ruas privadas e outros locais mais delicados.

O carro, que vai atingir uma velocidade máxima de 104 km/h, terá também direção quadridirecional, telas LED para informar as pessoas e compartimentos especiais para as mercadorias. As dimensões do veículo e outras especificações, como alcance e tamanho da bateria, ainda não foram divulgadas.

Já o sistema autónomo da Mobileye apresenta um conjunto completo de sensores com 13 câmaras, três LiDARs de longo alcance, seis LiDARs de curto alcance e seis radares.

Também inclui o sistema EyeQ num chip e um programa de crowdsourcing de dados, chamado Road Experience Management (REM), que usa dados em tempo real de veículos equipados com o Mobileye para construir um mapa 3D.

Os planos de fabricação ainda estão em andamento, mas a Mobileye e a Udelv afirmam que vão ser capazes de produzir 35 mil Transporters entre 2023 e 2028 – um reflexo da seriedade e comprometimento de ambas as empresas em lançar um sistema de entrega sem motorista em grande escala, escreve o The Verge.

“Esta é uma implantação comercial real”, disse Jack Weast, responsável da Mobileye, ao The Verge. “Trinta e cinco mil unidades a partir de 2023 que irão integrar totalmente o nosso sistema de direção automática para uso comercial para entrega automatizadas de mercadorias.”

A Donlen, uma das maiores empresas de gestão de frotas comerciais nos Estados Unidos, já fez a primeira encomenda de mil Transporters.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …