O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2013” mostra que o Facebook domina em Portugal. A novidade vem na escalada de sucesso do Pinterest, a rede que mais cresceu este ano, e do Instagram, que entra direto para o 6º lugar das mais populares. A oferta é tanta que 27% dos portugueses abandonaram uma rede social no último ano.
O Facebook é líder absoluto no universo das redes sociais em Portugal: 94,6% dos utilizadores inscritos nalguma rede social possuem uma conta, para além de ser o site que mais valorizam.
Entre os mais de 4 mil utilizadores analisados pelo estudo, o Youtube é a segunda rede social com mais inscritos (38,9%), seguindo-se o Google+ (34,1%), o LinkedIn (30,9%) e o Hi5 (30,9%).
O estudo aponta que 27% dos utilizadores abandonou uma rede social no último ano, seja por falta de interesse, por falta de tempo ou porque a rede em causa passou de moda.
As redes sociais estão de tal forma inseridas nas nossas vidas que 14% dos inquiridos afirmou consultar sites de redes sociais assim que acorda – não será à toa que 26% acha que dedica demasiado tempo a sites de redes sociais. O smartphone é o 2º equipamento mais utilizado para aceder às redes.
Há algumas diferenças entre as faixas etárias: enquanto entre os jovens entre os 15 e os 24 anos o MSN ainda era popular (lembre-se que o serviço de mensagens instantâneas só desapareceu em março desde ano), entre os indivíduos com mais de 24 anos o LinkedIn passa a ser o 3º site com maior penetração.
O Instagram, que é avaliado pela primeira vez, ocupa a 9ª posição em termos de utilizadores, com 15,4%. De acordo com a Marktest, o Pinterest (na 9ª posição) é a rede com maior aumento face a 2012, ao contrário do MSN, que é o site que mais desce.
A título de curiosidade, um utilizador português segue, em média, 28 empresas, 28 marcas, 16 grupos de interesse e 12 figuras públicas. E você, encaixa no perfil?
Aline Flor, ZAP