Um quarto dos portugueses abandonou uma rede social no último ano

Vincenzo Cosenza / vincos.it

Foto: Vincenzo Cosenza / www.vincos.it

foto: Vincenzo Cosenza / www.vincos.it

O estudo “Os Portugueses e as Redes Sociais 2013” mostra que o Facebook domina em Portugal. A novidade vem na escalada de sucesso do Pinterest, a rede que mais cresceu este ano, e do Instagram, que entra direto para o 6º lugar das mais populares. A oferta é tanta que 27% dos portugueses abandonaram uma rede social no último ano.

O Facebook é líder absoluto no universo das redes sociais em Portugal: 94,6% dos utilizadores inscritos nalguma rede social possuem uma conta, para além de ser o site que mais valorizam.

Entre os mais de 4 mil utilizadores analisados pelo estudo, o Youtube é a segunda rede social com mais inscritos (38,9%), seguindo-se o Google+ (34,1%), o LinkedIn (30,9%) e o Hi5 (30,9%).

O estudo aponta que 27% dos utilizadores abandonou uma rede social no último ano, seja por falta de interesse, por falta de tempo ou porque a rede em causa passou de moda.

As redes sociais estão de tal forma inseridas nas nossas vidas que 14% dos inquiridos afirmou consultar sites de redes sociais assim que acorda – não será à toa que 26% acha que dedica demasiado tempo a sites de redes sociais. O smartphone é o 2º equipamento mais utilizado para aceder às redes.

Há algumas diferenças entre as faixas etárias: enquanto entre os jovens entre os 15 e os 24 anos o MSN ainda era popular (lembre-se que o serviço de mensagens instantâneas só desapareceu em março desde ano), entre os indivíduos com mais de 24 anos o LinkedIn passa a ser o 3º site com maior penetração.

O Instagram, que é avaliado pela primeira vez, ocupa a 9ª posição em termos de utilizadores, com 15,4%. De acordo com a Marktest, o Pinterest (na 9ª posição) é a rede com maior aumento face a 2012, ao contrário do MSN, que é o site que mais desce.

A título de curiosidade, um utilizador português segue, em média, 28 empresas, 28 marcas, 16 grupos de interesse e 12 figuras públicas. E você, encaixa no perfil?

Aline Flor, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Óculos grátis e consultas do SNS ao sábado. As promessas eleitorais do PS

O PS apresenta este sábado em Lisboa a versão final do seu programa eleitoral, que dá prioridade ao reforço do investimento público e à melhoria dos serviços públicos. Uma das apostas dos socialistas para a melhoria …

Fisco também vai ter acesso aos dados de todos os passageiros que usam avião

Além da PJ, da PSP, da GNR e do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) também as Finanças vão ter acesso à base de dados dos passageiros que usam avião. O chamado registo de identificação de …

Afinal, Gibraltar não foi o último refúgio dos neandertais

A primeira extração de ADN antigo dos célebres restos mortais neandertais de Gibraltar revelou que este local não se trata do último refúgio desta espécie humana antes da sua extinção. O novo estudo, liderado pelo Museu …

Berardo põe Banco de Portugal em tribunal para obter documentos

José Berardo foi para os tribunais para ter acesso a documentos do Banco de Portugal. A Fundação com o seu nome já tinha pedido ao supervisor dados de 2007, quando foi autorizado o seu reforço …

Reviravolta em Espanha. Pablo Iglesias recua e cede lugar no governo

O líder do Podemos anunciou esta sexta-feira que desiste de integrar o governo, alegando que não quer ser a desculpa do Partido Socialista Operário Espanhol para que não haja um executivo de coligação de …

Drácula tinha razão. Transfusões de sangue jovem podem ajudar a rejuvenescer

https://vimeo.com/349081827 Transfusões de sangue jovem podem ajudar a combater o envelhecimento. Uma equipa de cientistas identificou duas proteínas rejuvenescedoras do cérebro em sangue jovem. As transfusões de sangue jovem são um tópico que tem causado grande controvérsia …

Presenças-fantasma no Parlamento. Duas deputadas do PSD constituídas arguidas

A Assembleia da República aprovou o levantamento da imunidade parlamentar de vários deputados do PSD requerido Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa. A Assembleia da República autorizou o pedido de levantamento da imunidade parlamentar a cinco …

Irão apreende dois petroleiros britânicos no Estreito de Ormuz

Um petroleiro com bandeira britânica foi alegadamente apreendido pela Guarda Revolucionária Iraniana nas águas do Golfo. Mas não foi o único. De acordo com a BBC, os proprietários do Stena Impero — o nome do navio …

Bolsonaro visita Portugal no início de 2020. E "quer muito"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, deverá visitar Portugal no início de 2020, disse esta sexta-feira, em entrevista à Lusa, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo. “Hoje tive uma …

Erupção do super-vulcão de Nápoles pode criar um tsunami com 30 metros de altura

Uma erupção subaquática do super-vulcão de Nápoles, Campi Flegrei, pode produzir um tsunami de 30 metros de altura que poderia ter um impacto muito severo nas áreas costeiras populosas como Pozzuoli e Sorrento. Ao modelar as …