/

Guru de investimentos, Warren Buffett, assume ter cometido um “erro”

O bilionário norte-americano Warren Buffett, considerado o “guru” dos mercados de investimento, assumiu ter cometido um erro quando adquiriu, em 2016, a Precision Castparts por 32,1 mil milhões de euros.

Na carta que escreve anualmente para os investidores, Buffett contou que a sua empresa, Berkshire Hathaway (BRKB), perdeu, em 2020, cerca de 11 mil milhões de euros por ter adquirido a a Precision Castparts, negócio que descreve como “um erro”.

O investidor e filantropo de 90 anos, cuja fortuna é avaliada em 85 mil milhões de dólares, explicou que a “feia” perda sofrida se deveu a um simples facto: ter pago “demasiado pela empresa”.

O meu erro de cálculo foi desmascarado pelos desenvolvimentos adversos em toda a indústria aeroespacial”, disse Buffett, citado pela CNN.

De acordo com a Reuters, “o erro” cometido por Warren Buffett não só fez a sua empresa perder valor, como eliminou mais de 13.400 empregos, ou seja 40% da sua força de trabalho. Este prejuízo significou, assim, uma quebra de 11 mil milhões de euros na Berkshire Hathaway.

“Eu estava errado… ao julgar o valor médio dos ganhos futuros e, consequentemente, errado no meu cálculo do preço adequado a pagar pelo negócio”, disse ainda o investidor.

Há dois anos, o bilionário assumiu um erro semelhante relativamente à Kraft Foods, resultado de uma fusão, e, em 2008, também na sua carta anual, considerou a compra da Dexter Shoe o “seu pior negócio” de sempre, conta o Observador.

Ainda assim, e apesar das perdas e das consequências da pandemia, a Berkshire Hathaway fechou o ano de 2020 com resultados sólidos. A empresa – que detém a Geico, Dairy Queen, Duracell e ainda tem ações na Apple, Amazon, Chevron, Verizon, American Express e Coca-Cola – terminou o ano com um lucro líquido de 35,8 mil milhões de euros.

O investidor e filantropo norte-americano Warren Buffett é o principal acionista, presidente do Conselho de Administração e diretor executivo da Berkshire Hathaway. Incluído com frequência na famosa lista da revista Forbes das pessoas com mais capital do mundo, ocupou o primeiro lugar em 2008.

Amplamente considerado o mais bem sucedido investidor do século XX e do mundo, o “Oráculo de Omaha”, como é conhecido, manteve-se durante décadas renitente em investir em “negócios que não domina”.

Sofia Teixeira Santos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.