/

Joe Biden declara estado de catástrofe para o Texas

MSgt. Eugene Crist / Guarda Nacional Aérea dos EUA

Após fortes nevões, membros da Guarda Nacional em operações de limpeza de estradas da Virginia, sul dos EUA

O Presidente norte-americano, Joe Biden, declarou este sábado o estado de catástrofe no estado do Texas, e deu indicações às agências federais para identificarem recursos que possam fazer face às necessidades mais urgentes e ao sofrimento da população.

Joe Biden afirmou, na sexta-feira, que pretende viajar para aquele estado na próxima semana, mas sublinhou não desejar que a sua presença no Texas possa de alguma forma prejudicar os esforços que estão a ser feitos para atender as necessidades da população.

Eles estão a trabalhar imenso para tomar conta da população”, disse o Presidente norte-americano, referindo-se às autoridades estaduais texanas.

Este é o terceiro estado de catástrofe declarado por Biden, depois de Oklahoma e Louisiana, devido a tempestades de inverno, que mergulharam a região num estado de congelamento profundo invulgar, que deixou milhões de pessoas a tremer, em casas desprovidas de energia e calor, e muitas mesmo sem água.

Pelo menos 69 mortes em todo país foram atribuídas às intempéries fora de época. A vaga de frio que assola os EUA deixou milhões sem eletricidade, depois de as redes de energia terem colapsado por sobrecarga, perante as baixas temperaturas.

As concessionárias elétricas dos estados de Minnesota, Texas e Mississippi, entre outras, provocaram apagões repetidos para aliviar a carga sobre as redes de energia que se esforçavam para atender à extrema procura de calor e eletricidade.

Quase três milhões de clientes ficaram sem energia no Texas, Louisiana e Mississippi e mais de 200 mil pessoas foram afetadas pelos cortes de eletricidade em quatro estados da região do oeste, assim como outras tantas no noroeste do Pacífico, de acordo com as autoridades que rastreiam relatórios de interrupções de serviços públicos.

A Agência Federal de Gestão de Emergências enviou dezenas de geradores e abastecimentos, incluindo combustível, água, cobertores e refeições prontas a consumir, para as áreas afetadas.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.