/

As veias das nossas mãos podem vir a ser as novas impressões digitais

Esqueça as tecnologias de reconhecimento facial, de voz ou de impressões digitais. A Inteligência Artificial poderá vir a identificar pessoas através das veias presentes nas mãos.

Em declarações à cadeia televisiva CNN, investigadores da Universidade de Nova Gales do Sul, na Austrália, dizem que alguns destes métodos biométricos têm “fraquezas bem conhecidas”, logo, as veias das mãos podem ser o futuro.

“Os padrões das veias ficam sob a pele, portanto, não deixam nenhuma marca, ao contrário das impressões digitais. Não estão disponíveis nas redes sociais, ao contrário das fotografias faciais. E não podem ser obtidas clandestinamente, ao contrário das íris”, disse Syed Shah, investigador da Escola de Ciência da Computação e Engenharia da universidade australiana. “É por isso que acreditamos que uma abordagem baseada nas veias será muito mais difícil de contornar”, acrescentou.

Usando a câmara de profundidade Intel RealSense D415, a equipa tirou cerca de 17.500 imagens de 35 pessoas, nas quais os participantes do estudo fecharam os punhos, estabelecendo os padrões das veias da mão.

Com recurso à Inteligência Artificial, os investigadores extraíram “características discriminativas” a partir desses padrões que, segundo eles, poderiam então ser usadas para identificar um indivíduo deste grupo com mais de 99% de precisão.

Shah disse à cadeia norte-americana que, embora a ideia de usar veias para identificar pessoas não seja nova, esta requer geralmente tecnologia especializada. Porém, esta sua nova pesquisa usa câmaras 3D já disponíveis no mercado.

A equipa australiana afirma que este estudo, publicado a 25 de janeiro na revista científica IET Biometrics, mostra que a técnica pode ser usada para autenticar indivíduos em dispositivos pessoais como, por exemplo, portáteis e telemóveis.

ZAP //

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.