//

MetaHuman Creator. Novo software permite criar seres humanos digitais (super) realistas

O futuro Unreal Engine da Epic permite que os programadores de jogos criem e personalizem modelos de personagens humanos, usando um software chamado MetaHuman Creator.

De acordo com o Interesting Engineering, o mecanismo não é muito diferente do jogo “The Sims 4”, permitindo aos jogadores personalizar pontos específicos de um rosto digital, manipular maçãs do rosto e lábios, ou modificar o formato do nariz.

Com este novo mecanismo, os programadores podem ajustar as características faciais, a tez da pele e construir a partir de tipos de corpo predefinidos, roupas, cabelo e até mesmo dentes.

É possível levantar ou baixar as sobrancelhas e alterar o formato da mandíbula e a altura das orelhas. Também existe maquilhagem e até o comprimento das pestanas pode ser alterado. O programa também inclui um controlo deslizante para manipular o tamanho e a profundidade das rugas faciais.

Embora muitos destes recursos também estejam disponíveis no “The Sims 4”, o Unreal Engine habilita o armazenamento baseado em nuvem, o que significa que se pode construir humanos virtuais realistas diretamente no navegador, sem a necessidade de um software independente.

No final da criação, é possível exportá-la e colocá-la diretamente na aplicação de computador Unreal Engine e vê-la parecer autoconsciente. Isto ocorre porque as criações realistas vêm prontas para serem animadas e funcionam com captura de movimento em filmes e jogos.

Esta nova tecnologia é tão boa a imitar os movimentos faciais dos humanos que quase escorrega para o “vale da estranheza” – um fenómeno percetivo em que robôs humanóides ou rostos gerados por computador parecem tão idênticos à vida real que as pessoas se sentem perturbadas pela experiência.

Avanços recentes na Inteligência Artificial (IA) e na tecnologia de aprendizagem profunda são os culpados por este novo software de modelagem facial realista.

Porém, a IA também está a permitir uma melhor animação do movimento de corpo inteiro – tão subtil que os lábios de um personagem podem dizer uma frase de forma tão convincente como um ser humano real.

O programa ainda está em desenvolvimento, mas deve ser lançado ainda este ano.

Maria Campos, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.