/

Depois do Reino Unido, Angola suspende voos para Portugal. Santos Silva quer saber o motivo

eu2017ee / Flickr

O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva

O Reino Unido decidiu, esta quinta-feira, suspender as ligações aéreas de Portugal para Inglaterra para tentar impedir a entrada da estirpe brasileira do SARS-CoV-2. Angola tomou a mesma decisão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros quer saber porquê.

Angola anunciou, esta quinta-feira, a suspensão temporária de voos com Portugal, além do Brasil e da África do Sul, alegando a necessidade de controlar a propagação da pandemia de covid-19, em particular das novas estirpes do vírus consideradas mais contagiosas.

“A dinâmica de voos regulares vai sofrer alterações”, referiu o ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República de Angola, Adão de Almeida. “Vamos ter um período de pouco mais de uma semana onde o objetivo é permitir que o máximo possível de cidadãos angolanos e estrangeiros que se encontram nesses países possam regressar.”

Adão de Almeida salientou que outras ligações aéreas continuarão a funcionar sem quaisquer alterações, acrescentando que a diferença é que, “mesmo para essas ligações, passa a ser obrigatório o teste pós-desembarque”.

As outras companhias aéreas com quem Luanda mantém ligações (Emirates e Qatar Airways, Air France e Lufthansa) continuam a assegurar as suas frequências e voos regulares.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros disse que vai tentar “compreender” a suspensão, por parte de Angola, de “voos regulares com Portugal a partir das 00 horas de 24 de janeiro.

“Tentaremos compreender, tão cedo quanto possível, porque são suspensos os voos regulares com Portugal e não com outros países europeus“, avançou o gabinete do Ministério dos Negócios Estrangeiros, tutelado por Santos Silva.

Esta quinta-feira, também o Reino Unido decidiu suspender os voos com Portugal, justificando esta decisão pela nova estirpe de coronavírus identificada no Brasil.

Augusto Santos Silva considerou a medida “absurda” e já pediu explicações ao Governo britânico. “É uma medida absurda, cujos fundamentos não conhecemos. Suspender voos a partir de Portugal tendo como argumento as ligações entre Portugal e o Brasil é, com todo o respeito, completamente absurdo.”

“Na nossa opinião não tem lógica. Em primeiro lugar é uma medida súbita e inesperada e isso é um primeiro elemento de surpresa negativa. Em segundo lugar, é uma medida que atinge fortemente pessoas que não foram devidamente avisadas para ela. Foi anunciada às 17:00 de um dia para entrar em vigor às 04:00 do dia seguinte”, afirmou.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.