/

Merkel quer intensificar as restrições. França antecipa recolher obrigatório para as 18 horas

Filip Singer / EPA POOL

A chanceler alemã Angela Merkel

A chanceler alemã Angela Merkel sugere um reforço de medidas para combater a pandemia de covid-19 na Alemanha, onde já vigora um confinamento parcial, e pediu uma reunião das autoridades na próxima semana.

No decurso de uma reunião da direção da União Democrata-Cristã (CDU), Merkel considerou que o vírus apenas pode ser contido com um efetivo endurecimento das medidas, disse uma fonte citada pela agência noticiosa AFP e que participou no encontro.

A mesma fonte confirmou as informações divulgadas em diversos media alemães.

De acordo com os sites do semanário Der Spiegel e do diário Bildt, entre as medidas em estudo incluem-se a reintrodução dos controlos nas fronteiras, à semelhança da primavera passada, uma generalização do uso da máscara FFP2 pela população, a imposição do teletrabalho, e eventualmente o encerramento dos transportes públicos.

De momento, estas medidas apenas figuram numa lista de hipóteses de trabalho e ainda não foram discutidas com os dirigentes dos estados regionais alemães, que no Estado federal da Alemanha possuem poder de decisão em matérias como a saúde ou transportes.

A inquietação não cessa de aumentar face à contínua propagação da covid-19 no país e a chegada de uma nova variante identificada inicialmente no Reino Unido. A Alemanha, que foi um dos países mais poupados na primeira vaga, obtendo o estatuto de “bom aluno” da Europa, inclui-se neste inverno entre os Estados mais afetados.

França antecipa recolher obrigatório

Também França está a ajustar medidas para travar a propagação do novo coronavírus.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, anunciou esta quinta-feira que o recolher obrigatório a nível nacional vai passar a vigorar entre as 18h00 e as 06h00 e revelou novas medidas para os viajantes que cheguem de países fora da União Europeia.

“Parece que esta medida [recolher obrigatório a 18h00] tem eficácia sanitária. Nos primeiros departamentos onde foi implementada, a 2 de janeiro, o número de novos casos é entre duas a três vezes mais baixo do que noutros locais”, disse o primeiro-ministro, que falava numa conferência de imprensa.

O recolher obrigatório em todo o território era, até agora, entre as 20h00 e as 06h00.

Este novo recolher vai entrar em vigor a partir de sábado e permitirá algumas exceções, como trabalho ou ir buscar as crianças à escola e estará em vigor por, pelo menos, 15 dias.

Jean Castex anunciou ainda que todos os passageiros que venham de países fora da União Europeia vão ter de apresentar um teste PCR negativo para poder embarcar para França e comprometer-se a um isolamento de 7 dias.

As escolas vão continuar abertas com reforço do protocolo sanitário nas cantinas e as atividades físicas em locais fechados nas escolas vão deixar de ser autorizadas. As universidades devem reabrir até ao final do mês de janeiro de forma “muito progressiva”, num sistema de presenças alternadas especialmente para os alunos do primeiro ano.

Em termos de reforço das ajudas económicas, o ministro francês da Economia e das Finanças, Bruno Le Maire anunciou que os empréstimos às empresas garantidos pelo Estado vão poder ser pagos em mais um ano, assim como subsídios adicionais a setores como hotelaria ou restauração.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP. Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.