/

Governo vai apoiar famílias no pagamento da fatura da luz em cerca de 10%

8

O Governo admite pagar cerca de 10% das faturas da eletricidade de todas as famílias até ao final do novo confinamento, que arranca esta quinta-feira.

Fonte do Ministério do Ambiente confirmou ao semanário Expresso, esta terça-feira, que irá ser apresentada uma medida extraordinária de pagamento da fatura da luz a todas as famílias, que deverá ser de cerca de 10% do valor total.

A medida, que significa na prática a diferença entre a fatura de 2020 e a deste ano, irá aplicar-se já à fatura de janeiro, desde o passado dia 1, e irá prolongar-se enquanto durar o confinamento geral, que arranca esta quinta-feira.

Esta medida extraordinária, que irá aplicar-se a todas as famílias, independentemente do seu rendimento, deverá ter um custo estimado de 20 a 25 milhões de euros por mês. Significa uma “ajuda superior a 10% da fatura para todas as famílias” e uma “ajuda acima dos 40% para quem tenha tarifa social” (pessoas que já beneficiam de um desconto de 34%), acrescenta o jornal.

Questionada pelo Observador, fonte oficial do mesmo ministério escusou-se a dar mais pormenores, mas admitiu que o apoio extraordinário poderá ser debatido e aprovado no Conselho de Ministros desta quinta-feira.

O Executivo dá, assim, seguimento à proposta apresentada pelo PEV na reunião com o primeiro-ministro, no passado sábado.

Além do alívio na fatura de eletricidade, o Governo também irá reativar a medida de fixação de um limite aos preços de venda ao público do gás de botija, cuja procura tem aumentado este mês com a vaga de frio.

ZAP //

8 Comments

  1. ok, eu também se me derem 23% em IVA e mais uma taxas e taxinhas lá pelo meio também posso fazer um desconto de 10 %. Hipócritas !

  2. Já recebi a fatura para pagar e a mesma vai na direção dos pagamentos anteriores, portanto não, vejo qualquer desconto neste mês, propaganda ou verdade, se é verdade, no meu caso ainda está para confirmar.

  3. É só propaganda barata. Não é para todos. É só para alguns, talvez aqueles que vivem do RSI e não trabalham nem nunca trabalharam. Bem, esses nem luz pagam nem deixam que lá vão ver o contador. Vivam as liberdades!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.