/

PS foi o partido que cresceu mais com pandemia. Bloco e Chega empatados

1

Mário Cruz / Lusa

Uma sondagem da Intercampus para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã mostra que o PS foi o partido que mais subiu nas intenções de voto nos 11 meses marcados pela pandemia de covid-19.

Segundo a sondagem para o Jornal de Negócios e o Correio da Manhã, o PS tem tido tendência de subida e os socialistas reúnem, neste momento, 38% das intenções de voto entre os portugueses, mais de cinco pontos percentuais do que os 32,6% que tinha em fevereiro de 2020.

O PSD não tirou partido da pandemia, bem pelo contrário: os sociais-democratas liderados por Rui Rio têm 24,1% das intenções de voto, contra os 25,1% de fevereiro de 2020. Porém, face a dezembro, sobe de 23,6% para 24,1%.

A sondagem mostra um reforço do Bloco de Esquerda, partido liderado por Catarina Martins em janeiro face a dezembro, ao crescer de 7,3% para 9,1%. A mesma tendência verifica-se no Chega de André Ventura, que sobe de 7,7% para 9,1% em janeiro.

A Iniciativa Liberal, partido que tem como deputado único João Cotrim de Figueiredo, subiu de 2,5% para 3,9% nas intenções de voto. Por outro lado, há uma descida face a dezembro – de 4,5% para 3,9%. A Iniciativa Liberal ficou à frente do CDS e do PAN pelo segundo mês consecutivo.

O PAN subiu face a dezembro de 3,4% para 3,6% para e o CDS, liderado por Francisco Rodrigues dos Santos, volta a descer, caindo de 3,2% para 2,3% e mantendo a tendência registada desde outubro.

Se as eleições se realizassem hoje, todos os partidos de direita coligados conseguiriam uma votação superior à do PS sozinho. No total, PSD, Chega, CDS e IL registariam 39,3% dos votos.

O barómetro ainda revela um crescimento de Catarina Martins e a descida de João Cotrim de Figueiredo. Rui Rio e Jerónimo de Sousa registam igualmente uma ligeira melhoria de imagem. António Costa é o único dos líderes partidários que mantém uma imagem média positiva.

Maria Campos, ZAP //

1 Comment

  1. O Rui Rio começou muito bem, com a retorica de que 1º estava Portugal, acima dos interesses do PSD, continuou em alta, com esta argumentação de salvador da Pátria, até que foi convencido pelos Tachistas do PSD a mudar para uma argumentação oportunista, populista como se os Portugueses ainda estivessem naquela mentalidade partidária como a clubista, em que por exemplo o benfiquismo, ora esse tempo (do Cavaquismo, Jardinismo, Soarismo, etc.) já passou, as Pessoas estão mais cultas e maduras politicamente, hoje as pessoas valem por os atos, e com franqueza levantar bandeiras com cheiro a podre, fazer lembrar a inesquecível, quer queiramos ou não, de má memoria, politica e argumentação dos tempos de Passos Coelho, só pode dar para cavar a cova mais fundo, e ou o Rui Rio larga esses conselheiros Obcecados que apenas estão apressados pelo Tacho, ignorar os concelhos do Jardim, e seguir a sua própria politica e ideias, ou dará um trambolhão de todo o tamanho, os mesmos conselhos já foram dados ao Moedas que teve uma posição classificada de oportunismo com o descalabro dos Sportinguistas, onde perdeu já muitas intenções de voto, estas formas de fazer politica estão ultrapassadas já não se é PSD ou PS porque é PSD ou PS, hoje ganha-se eleições pela qualidade que se demonstra, não pelas criticas que se faz, e assim sendo estas sondagens, a margem de distancia até podem estar erradas por defeito, não estranho que seja muito superior, ou o RR retorna ás suas ideias, do politico diferente ou o PSD com ou sem Rui Rio apaga-se.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.