O Controlo de Tráfego Aéreo perdeu o contacto com um Boeing 737-500 que fazia um voo interno, entre Jacarta e Pontianak, informaram as autoridades oficiais indonésias, segundo a agência de notícias Associated Press (AP).
De acordo com alguns media indonésios, a aeronave, da companhia aérea Sriwijawa Air, fundada em 2003, descolou de Jacarta na manhã deste sábado com destino a Pontianak, mas desapareceu dos radares cerca de 4 minutos depois de descolar da capital indonésia.
O avião levava a bordo 62 pessoas, informou o ministro da Indonésia dos Transportes.
A companhia aérea Sriwijawa detalha que seguiam 56 passageiros e seis tripulantes.
Segundo o ministro Adita IraWati, o Boeing 737-500, da companhia aérea Sriwijawa Air, descolou de Jacarta às 13:56 locais (06:56 horas em Portugal continental) e às 14.40 horas locais (07:40 horas em Portugal continental), 46 minutos após a descolagem, perdeu o contacto com o Controlo de Tráfego Aéreo.
A companhia Sriwijawa Air refere que o avião fazia um voo estimado de 90 minutos, de Jacarta a Pontianak, capital da província de West Kalimantan, na ilha Indonésia de Bornéu.
Um oficial do Governo da Indonésia afirmou, citado pela emissora norte-americana CNN, que pescadores encontraram “cabos, um pedaço de umas calças de ganga e peças de metal” em águas ao norte da capital do país e que as buscas já tinha começado.
A Indonésia, o maior arquipélago do mundo, com mais de 260 milhões de habitantes, tem sido atormentada por acidentes de transporte terrestre, marítimo e aéreo, devido à sobrelotação, às infraestruturas envelhecidas e a padrões de segurança mal aplicados, diz ainda a AP.
ZAP // Lusa