A tempestade de neve que atingiu a Espanha, na sexta-feira, causou o caos no país, deixando centenas de automobilistas bloqueados, o Aeroporto de Madrid foi encerrado e um país paralisado, mas o pior ainda está previsto para este sábado.
Segundo a agência de notícias francesa France Presse (AFP) para este sábado as autoridades esperam que a neve atinja mais 20 centímetros.
De acordo com a agência de previsão do tempo, a neve vai acumular este sábado mais 20 centímetros em Madrid e no planalto central do país, e até 50 centímetros, que podem cobrir as áreas mais altas desta região espanhola.
Este nevão, o pior em 50 anos em Espanha, e que não diminuiu durante a noite de sexta-feira para hoje, colocou na manhã de hoje cinco regiões do centro do país em alerta vermelho. Na região de Madrid, os autocarros públicos e a recolha de lixo foram suspensos, o Aeroporto Internacional de Barajas, encerrado desde a noite de sexta-feira, vai permanecer todo o dia de hoje fechado por “razões de segurança”.
Na sexta-feira cerca de 30 voos tiveram de ser desviados e outros tantos cancelados.
Num vídeo publicado antes da meia-noite de sexta-feira, o prefeito de Madrid, José Luis Martinez-Almeida, apelou à população para que fique em casa, antevendo muito trabalho para as autoridades. A neve também interrompeu a circulação terrestre em cerca de 400 estradas, de acordo com a autoridade dos transportes.
De acordo coma agência de notícias espanhol Efe, a neve e o gelo registados nas últimas horas atingiram mais de uma centena de estradas, a maioria das quais pertencentes à rede secundária, em Castela e Leão, segundo dados da Direção-Geral de Trânsito.
Segundo a Efe, o serviço de socorro da Comunidade de Madrid, em colaboração com a Unidade de Emergência Militar, com o Corpo de Bombeiros e a Proteção Civil já libertou, durante a última noite, cerca de um milhar de motoristas presos dentro de seus veículos nas rodovias da região, devido à tempestade Filomena.
A operadora ferroviária espanhola Renfe também suspendeu todos os seus comboios de e para Madrid este sábado devido à neve e ao tempo frio, anunciou a empresa no Twitter. A suspensão inclui os comboios de média e longa distância, bem como os serviços suburbanos da Comunidade de Madrid. Estão também suspensos os serviços transversais da Andaluzia para a Catalunha, adiantam fontes da Renfe à agência de notícias espanhola.
// Lusa