/

Festa ilegal de passagem de ano continua em Barcelona. Em França, foi interrompida uma durante a manhã

1

A festa de passagem de ano ilegal que decorria desde quinta-feira na região de Rennes, em França, foi interrompida na manhã deste sábado, enquanto outra em Barcelona, Espanha, continua, mas com menos participantes.

De acordo com o município de Ille-et-Vilaine, os participantes da festa, realizada num hangar na localidade de Lieuron, a sul da cidade de Rennes (oeste), começaram a desmobilizar hoje de manhã.

O evento reuniu cerca de 2.500 pessoas apesar de vigorar o recolher obrigatório em França durante a passagem de ano devido a um novo surto de covid-19 que ameaça o país. “Não houve intervenção da polícia”, disse o município, acrescentando que os agentes, que controlam as estradas de acesso ao local, procederam a operações de controlo e intimação dos participantes.

No Twitter, o ministro do Interior francês, Gérald Darmanin, adiantou que as “numerosas forças de segurança” no local e “os controlos intensivos levaram à paragem da festa ilegal em Lieuron sem violência”. “Continuamos os controlos e a intimação de cada participante assim que deixa o local”, acrescentou.

As primeiras desmobilizações tiveram lugar às 05:30 horas locais (04:30 em Lisboa). Cerca de metade do parque de estacionamento estava vazio hoje de manhã, segundo constatou um repórter da agência France Presse (AFP).

O município confirmou a “interrupção do som” sem descartar a possibilidade de um reinício da música. Pelo menos um equipamento de som foi desmontado, disse.

Gérald Darmanin tinha convocado uma reunião em Paris na sexta-feira à noite com os membros do município para analisar as medidas a tomar para acabar com a festa.

Na quinta-feira, a polícia tentou, ainda que sem sucesso, impedir o evento, enfrentando “hostilidade violenta de muitos participantes”. Durante os confrontos, “um veículo da polícia foi incendiado, três outros foram danificados e polícias agredidos com garrafas e pedras, ficando com ferimentos ligeiros”, adiantou o município.

Festa ilegal num armazém continua em Barcelona

 

Em Llinars del Vallès, nos arredores de Barcelona, continuava esta manhã uma festa semelhante, agora com muito menos participantes, que começou cerca das 21:00 horas de 31 de dezembro num armazém abandonado.

A polícia explicou, na sexta-feira, que planeava tomar medidas se os participantes não deixassem as instalações por sua livre vontade. Fonte policial, citada pela EFE, adiantou que se realizará hoje manhã uma reunião para avaliar como e quando proceder ao despejo do armazém.

Mais de duzentas pessoas de várias nacionalidades participaram no evento, que foi denunciado pelos vizinhos e que, segundo algumas fontes, pretende prolongar-se até 4 de janeiro.

Inicialmente, a polícia deu indicações de que não queriam recorrer à força para acabar com a festa “para evitar incidentes graves”.

As pessoas que hoje de manhã começaram a deixar o armazém foram identificadas e alvo de queixa por participarem numa festa proibida e sem respeitar as medidas de prevenção que vigoram em Espanha no contexto da pandemia de covid-19.

// Lusa

1 Comment

  1. Esta gente não tem juízo… e ainda quer que a vida na rua seja um mar de rosas. Pelo andar da carruagem, vamos ter mais um 2020!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.