Um canhão de campo alemão utilizado durante Primeira Guerra Mundial foi encontrado no passado dia 14 de dezembro na cidade de Amherstburg, na província canadiana de Ontário, avança a emissora CBC News.
O objeto foi encontrado por construtores civis que se encontravam a realizar escavações para construir uma escola pública na cidade, detalha a mesma fonte.
O autarca da cidade, Aldo DiCarlo, explicou que a peça de artilharia chegou à cidade como um troféu de guerra em meados 1922, sendo, na época, exibida juntamente com um cenotáfio (um memorial fúnebre) na Escola Secundária de General Amherst.
Anos depois, em 1971, o memorial teve de ser transferido para um parque público da cidade para dar lugar à expansão da escola.
A arma, que se encontrava em mau estado, foi enterrada sob o cenotáfio no parque, mas quando este memorial foi movido no final dos anos 80, a peça acabou por ficar esquecida, sendo posteriormente construído um estádio de basebol na área.
A peça ficou enterrada e esquecida no parque até agora.
“Durante a Segunda Guerra Mundial, quando havia necessidade de sucata, muitos dos troféus da I Guerra Mundial foram destruídos para ajudar no esforço de guerra. Embora existissem inúmeras réplicas [de artilharia] e estas estivessem espalhadas pelo após, outras não sobreviveram”, explicou ainda Kevin Fox, especialista de políticas da cidade.
O agrupamento ao qual pertence a Escola Secundária de General Amherst decidiu doar o canhão, que terá sido utilizado na batalha de Vimy Ridge, à cidade de Amherstburg.
“Já recebemos comunicações de uma série de associações históricas militares que estão interessadas no que estamos a fazer com o canhão e até nos ofereceram ajuda para restaurá-lo (…) Acho que o significado histórico não pode ser exagerado, é realmente algo”, disse ainda à CBC News Aldo DiCarlo.