Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

1

António Cotrim / Lusa

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano.

De acordo com o Público, o encontro destina-se à apresentação de cumprimentos por parte do novo líder do partido Aliança, ainda que Paulo Bento não esconde que vai aproveitar a reunião para trocar impressões com Rui Rio sobre a possibilidade de os dois partidos concorrerem coligados nas eleições locais de 2021, no âmbito de um eventual entendimento que pode também envolver o CDS.

“Vamos conversar sobre a temática da moção que foi aprovada no nosso congresso [realizado há dois meses] e que aponta para que os partidos não socialistas se constituam como alternativa ao PS em futuras eleições”, disse Paulo Bento ao matutino.

A reunião “será uma oportunidade para perceber qual é abertura do PSD para futuras alianças” e para questionar Rui Rio sobre o “fundamento” de uma notícia avançada há um mês pelo semanário do Sol que titulava: “Rio quer Santana candidato a Sintra”.

O diário escreve que, ao que foi possível apurar, uma candidatura de Santana Lopes à Câmara de Sintra “está fora de questão”, porque o antigo presidente do partido já não é militante do PSD e porque os sociais-democratas estão a “equacionar outras alternativas”. Paulo Bento reiterou, afirmando que qualquer candidatura autárquica que Santana Lopes possa vir a protagonizar terá de ser sempre no âmbito de uma coligação.

Contactado pelo Público, Pedro Santana Lopes não quis prestar declarações sobre o assunto.

O encontro com Rui Rio acontece depois de uma reunião que juntou recentemente Paulo Bento e o presidente do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos. Ao que tudo indica, o CDS estará disponível para futuros entendimentos com o Aliança.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.