/

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

Kiko Huesca / EPA

Pedro Sánchez, líder do PSOE

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro.

O estado de alerta – nome exato deste regime de exceção que corresponde a um estado de emergência sanitária – durará até abril, ou seja, durante seis meses, segundo a Radio Televisão Nacional espanhola (RTVE), citada pela agência Lusa.

A decisão foi tomada este domingo em reunião de Conselho de Ministros.

Além disso, incluirá um recolher obrigatório noturno, entre as 23:00 e as 06:00 em todo o país, segundo a mesma fonte. A aplicação das regras recaem nas regiões, que podem adiantar ou atrasar o recolher obrigatório, mas não anulá-lo.

Além disso, incluirá um recolher obrigatório noturno, entre as 23:00 e as 06:00 em todo o país, segundo a mesma fonte. A aplicação das regras do estado de emergência recaem nas regiões, que podem adiantar ou atrasar o recolher obrigatório, mas não anulá-lo.

O El País tinha avançado já neste sábado que o Governo se preparava para declarar o estado de emergência para travar as novas infeções por covid-19. O líder do Executivo, Pedro Sánchez garantiu esta sexta-feira que a situação no país “é muito grave” e que “vêm aí meses duros”, admitindo implementar novas restrições.

Espanha já registou mais de um milhão de casos de covid-19 desde o início da pandemia, entre os quais à volta de 35 mil mortes.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.