O Barcelona entrou na fase de grupos da Champions com uma goleada por 5-1 frente ao Ferencvaros, numa partida em que o jornal ABC terá tecido comentários racistas. A publicação espanhola pediu, entretanto, desculpas a Ansu Fati, a quem as observações foram dirigidas.
Salvador Sostres, jornalista do ABC, pediu desculpas ao atacante do Barcelona, Ansu Fati, depois de comparar o seu ritmo ao de um “vendedor de rua negro” que foge da polícia, numa crónica publicada terça-feira sobre o jogo dos espanhóis frente ao Ferencvaros.
Na crónica do jogo podia ler-se: “Ansu em pleno voo tem parecenças com uma gazela, de um vendedor de rua negro muito jovem que de repente vemos a correr ao longo do Paseo de Gracia quando alguém grita ‘água, água’ [termo usado para alertar outros vendedores de rua de que a polícia chegou].”
Sostres emitiu um pedido de desculpas no site da ABC na manhã de quinta-feira. Mas relatos da comunicação social local sugerem que o Barcelona pode tomar medidas legais sobre o assunto.
“Nesta crónica, na minha vontade de destacar a beleza dos movimentos de Ansu e a sua classe enquanto jovem jogador, algumas expressões que usei foram interpretadas como discriminação racial. Isso não poderia estar mais longe das minhas intenções, ou opinião, que são muito favoráveis ao jogador, como sempre expressei nas minhas crónicas desde que se estreou”, escreveu o jornalista.
“Lamento profundamente pelo mal-entendido e peço desculpas a quem possa ter ficado ofendido”, acrescentou.
A crónica do jogo foi amplamente criticada e o atacante do Barcelona Antoine Griezmann partilhou-a no Twitter: “Ansu é um menino excecional que merece respeito como qualquer outro ser humano. Não ao racismo e não aos maus modos.”
O ex-atacante do Barcelona, Gary Lineker, partilhou ainda os pensamentos de Griezmann e disse que a crónica parecia “um retrocesso de 50 anos”.