Os Estados Unidos estão a planear vender um sistema de mísseis de médio alcance, mísseis terra-ar e sensores para caças F-16 a Taiwan. Pequim respondeu com um aviso para que Washington não negociasse com Taipei.
A tensão entre China e Taiwan tem escalado recentemente. Pequim acusa vários cidadãos da ilha separatista de espionagem e o facto de os Estados Unidos estarem a planear vender três pacotes de armamento militar a Taipei não ajuda. Esta terça-feira, escreve o Expresso, a China lançou um aviso aos EUA.
O vice-diretor do Departamento de Informação do Ministério de Relações Exteriores da China disse que o país vai ripostar com uma resposta “legítima e necessária” caso Washington aprove a venda do armamento. A China argumenta que os Estados Unidos devem travar o fornecimento militar a Taiwan.
O assunto já chegou ao Congresso norte-americano, estando em causa a venda de um sistema de mísseis de médio alcance, além de mísseis terra-ar e sensores para caças F-16.
Esta não seria a primeira vez que os Estados Unidos venderiam armamento a Taiwan. Só na última década, faturaram cerca de 20 mil milhões de dólares neste tipo de transações.
Nos últimos dois meses, a Casa Branca enviou dois secretários de Estado a Taiwan. Enquanto isso, a China tem intensificado os exercícios militares nas proximidades da ilha.
Querem vender??
O armamento de Taiwan é TODO americano!…