/

“Cápsulas do tempo”. A Lua pode esconder antigos pedaços de Vénus

Scientific Visualization Studio/ NASA

A Lua pode esconder antigos pedaços de Vénus, “cápsulas do tempo” que podem ajudar os cientistas a melhor compreender o passado deste mundo “vizinho” da Terra, sugere uma investigação da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

Se a atmosfera de Vénus foi, no passado, fina e até semelhante à Terra, então é possível que os impactos de asteróides antigos tenham transportado material em quantidades potencialmente detetáveis da superfície de Vénus para a Terra.

É isto que sustenta o novo estudo, cujos resultados foram esta semana disponibilizados para pré-visualização no portal arXiv.org, carecendo ainda de revisão de pares.

“Ao impactar com Vénus, os asteróides e cometas podem ter expelido até dez mil milhões de rochas, deslocando-as para uma órbita que cruzava com a órbita da Terra e da Lua”, afirmam os autores do estudo, Samuel Cabot e Gregory Laughin, citados em comunicado.

E acrescentam: “Algumas destas rochas acabariam, eventualmente, por chegar à Lua sob a forma de meteoritos oriundos de Vénus“.

Os autores do estudo acreditam que estes fragmentos antigos, que consideram ser “cápsulas do tempo”, podem mesmo ajudar a melhor compreender como é que Vénus, que outrora foi semelhante à Terra, sofreu uma mudança tão extrema.

A Lua oferece proteção para essas rochas antigas (…) Qualquer coisa de Vénus que tenha pousado na Terra está, provavelmente, enterrada nas profundezas devido à atividade geológicas, mas essas rochas seriam melhor preservadas na Lua”, diz o autor do estudo, dando conta que estes fragmentos podem guardar informações importantes.

“Um fragmento antigo de Vénus teria toda uma riqueza de informações (…) A história de Vénus está intimamente ligada a tópicos importantes no campo da ciência planetária, incluindo o fluxo passado de asteróides e cometas, histórias atmosféricas dos planetas e a sua abundância de água líquida”, concluiu Laughlin.

Os cientistas dispõem de uma vasta gama de análises segundo as quais é possível identificar a origem das rochas lunares, incluindo as que podem ser oriundas de Vénus.

Estes fragmentos contariam a história de Vénus de uma perspetiva diferente de todas aquelas apuradas segundo evidências científicas encontradas até agora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.